eco.sapo.pteco.sapo.pt - 11 ago. 20:11

Airbnb planeia avançar para a bolsa ainda este mês

Airbnb planeia avançar para a bolsa ainda este mês

A empresa norte-americana anunciou em setembro do ano passado que pretendia fazer a sua estreia em bolsa durante 2020, mas a pandemia adiou os planos.

A plataforma de arrendamento de alojamentos Airbnb está a preparar avançar com a sua Oferta Pública Inicial (IPO, na sigla em inglês) ainda este mês, de acordo com o jornal norte-americano Wall Street Journal.

A publicação adianta que o grupo prevê enviar a documentação necessária à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) durante o mês de agosto, numa oferta pública liderada pelos assessores financeiros Morgan Stanley e Goldman Sachs.

Em abril, o CEO da empresa, Brian Chesky, disse em entrevista que a empresa estava a trabalhar para apresentar a documentação em março, mas que o impacto da pandemia de covid-19 no turismo mundial cancelou esses planos devido à incerteza gerada pelo novo coronavírus e à volatilidade dos mercados, recordou a agência Efe.

A empresa norte-americana anunciou em setembro do ano passado que pretendia fazer a sua estreia em bolsa durante 2020. A plataforma atingiu um milhão de noites faturadas em 8 de julho em todo o mundo, número que não conseguia desde 3 de março, de acordo com a Efe.

O IPO da Airbnb já era esperado pelos analistas, que comparam a operação aos IPO de outras empresas da chamada economia partilhada, como o caso das empresas de transporte Uber ou Lyft.

A plataforma foi avaliada recentemente em cerca de 15 mil milhões de euros, segundo a Efe, um valor abaixo de uma estimativa anterior que colocava o valor da empresa em cerca de 26 mil milhões de euros.

NewsItem [
pubDate=2020-08-11 21:11:07.0
, url=https://eco.sapo.pt/2020/08/11/airbnb-planeia-avancar-para-a-bolsa-ainda-este-mes/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=243
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_11_861183665_airbnb-planeia-avancar-para-a-bolsa-ainda-este-mes
, topics=[empresas]
, sections=[economia]
, score=0.000000]