expresso.ptexpresso.pt - 11 ago. 13:30

Investidores alemães mais confiantes, esperam rápida recuperação da economia

Investidores alemães mais confiantes, esperam rápida recuperação da economia

A confiança dos investidores na Alemanha aumentou em agosto indica o Índice Zew. Investidores esperam uma rápida recuperação económica

Os investidores na Alemanha estão mais confiantes e esperam uma recuperação rápida da economia, indicam os dados do índice Zew, publicados esta terça-feira.

O Centro de Investigação Económica Europeia (ZEW) informou que o seu índice, que mede a confiança dos investidores institucionais germânicos, subiu em agosto para 71,5 pontos, um valor acima das expetativas dos especialistas e que traduz um incremento de 12,2 pontos face a julho.

Contudo, a avaliação da situação atual deteriorou-se, caindo para -81,3 pontos, um valor pior do que o esperado pelos analistas pior do que o registado em julho (-80,9 pontos).

"A esperança de uma rápida recuperação económica aumentou novamente, mas a avaliação da situação atual está a melhorar lentamente", afirmou Achim Wambach, presidente do Instituto ZEW.

Os investidores acreditam que haverá uma ampla recuperação, mas as más expectativas de rendibilidade para os setores bancário e dos seguros para o próximo semestre são motivos para ser cautelosos, adverte Wambach.

As expectativas para a zona euro também melhoraram em agosto, pelo quinto mês consecutivo, para 64 pontos, mais 4,4 pontos que em julho. Contudo, também aqui a avaliação da situação atual deteriorou-se, caindo 1,1 pontos, para -89,8 pontos.

NewsItem [
pubDate=2020-08-11 14:30:26.0
, url=https://expresso.pt/economia/2020-08-11-Investidores-alemaes-mais-confiantes-esperam-rapida-recuperacao-da-economia
, host=expresso.pt
, wordCount=187
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_11_612240843_investidores-alemaes-mais-confiantes-esperam-rapida-recuperacao-da-economia
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]