www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 11 ago. 15:03

Vista Alegre: Dos fornos de Ílhavo para a mesa da Casa Branca

Vista Alegre: Dos fornos de Ílhavo para a mesa da Casa Branca

Com quase dois séculos é uma das empresas portuguesas com mais tradição. No DV Made in Portugal desta semana fique a conhecer a Vista Alegre

É o decano das marcas da portugalidade e não admira que seja comum encontrar uma peça Vista Alegre numa casa portuguesa. Ainda assim, a dois anos de completar dois séculos, a empresa continua imparável e com vontade de crescer para lá dos 70 mercados para onde exporta hoje a produção.

Fruto da fusão com a Atlantis, a Vista Alegre tem hoje um catálogo capaz de “pôr a mesa” por inteiro com pratos de porcelana, copos de cristal e ainda a cutelaria. E é com uma pool internacional de designers, em estreita colaboração com as equipas internas de design, que a Vista Alegre procura desenvolver coleções inéditas, que criam as tendências neste mercado.

Mas para lá da contemporaneidade do design que dá forma e cor às coleções, quem visita a fábrica de porcelanas em Ílhavo vai reencontrar a mesma forma de pintura à mão e de escultura manual que sempre distinguiu a empresa desde 1824 e que ainda hoje tornam cada peça numa obra de arte única.

Foi essa delicada forma de artesania preservada ao longo de gerações que o Made in Portugal foi redescobrir numa empresa que fabrica baixelas que conquistaram mesas tão distintas como as da Presidência da República, da Casa Branca ou o próprio Palácio de Buckingam.

O melhor é ver o vídeo.

Consulte aqui todas as reportagens da rubrica Made in Portugal.

NewsItem [
pubDate=2020-08-11 16:03:11.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/fazedores/vista-alegre-dos-fornos-de-ilhavo-para-a-mesa-da-casa-branca-2/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=220
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_11_1779850941_vista-alegre-dos-fornos-de-ilhavo-para-a-mesa-da-casa-branca
, topics=[dinheiro vivo made in portugal, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]