expresso.ptexpresso.pt - 8 ago. 09:55

Covid-19: Portugal em ‘contramão’ no teste de contactos

Covid-19: Portugal em ‘contramão’ no teste de contactos

Países europeus estão a impor análises a todas as pessoas com risco de infeção. DGS insiste no teste em casos pontuais

A Direção-Geral da Saúde (DGS) vai manter a norma contestada por peritos e pela Ordem dos Médicos que prevê o teste covid apenas a contactos de alto risco e em situações excecionais, mas vários países estão precisamente a impor o contrário. Isto é, o rastreio a todas as pessoas próximas de um caso positivo. O Centro de Controlo de Doenças (CDC) norte-americano emitiu uma recomendação para testar todos os contactos e EUA, Austrália, Dinamarca, Suécia, Irlanda, Bélgica, França e Espanha já estão a adotar a estratégia.

Em França, por exemplo, as autoridades de saúde pedem que o rastreio de contactos seja o mais imediato possível, tendo dispensado a prescrição médica. A população pode fazer o teste de forma célere e com comparticipação pública. Na vizinha Espanha os protocolos foram reforçados para que a análise não estivesse limitada a quem apresentasse sintomas da infeção, como acontece em Portugal.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções existentes e tenha acesso a todos os artigos

NewsItem [
pubDate=2020-08-08 10:55:03.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-08-08-Covid-19-Portugal-em-contramao-no-teste-de-contactos
, host=expresso.pt
, wordCount=201
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_08_48574320_covid-19-portugal-em-contramao-no-teste-de-contactos
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]