www.publico.ptpublico@publico.pt - 7 ago. 11:46

Ser Voluntário… na Associação Cuidadores

Ser Voluntário… na Associação Cuidadores

Queres fazer voluntariado mas não sabes por onde como começar? A rubrica Ser Voluntário dá uma ajuda.

Área geográfica: Porto
Tema: Apoio a cuidadores informais

Uma recomendação da Bolsa do Voluntariado, uma iniciativa da Entrajuda

A Associação Cuidadores surgiu em 2016 com o principal objectivo de apoiar cuidadores informais, pessoas que prestam cuidados a alguém com uma doença ou com uma necessidade prolongada de saúde ou cuidados que estão fora de um quadro formal.

Contactos

Email: [email protected]

Assim, a associação disponibiliza um conjunto de bens e serviços de apoio à actividade como cuidador, através da partilha de informação relevante no âmbito da sua função e desenvolvimento de projectos de investigação. No seio da sua missão presta serviços diferenciados a cuidadores informais, por exemplo grupos de apoio e partilha, que funcionam como suporte para apoio emocional, partilha de experiências e relacionamento interpessoal ou uma linha de apoio ao cuidador que permite escuta activa, orientação, encaminhamento, informações úteis de apoio a cuidadores que vivem noutras regiões do país.

Um dos projectos da associação que necessita de voluntários são as Pausas Breves, um serviço que permite ao/à cuidador/a beneficiar de uma pausa para cuidar de si próprio/a, descansar, participar em alguma actividade da associação ou tratar de assuntos pessoais e profissionais.

Qual o impacto da Cuidadores?
A Pausa Breve contribui, entre outros impactos, para o descanso, diminuição do isolamento social e sobrecarga do/a cuidador/a. Paralelamente, a associação assegura, através deste serviço, a companhia e vigilância da pessoa com dependência.

Como posso ajudar?
A Cuidadores precisa de pessoas que se identifiquem com o serviço de companhia e vigilância junto de pessoas dependentes. A Pausa Breve decorre no domicílio da pessoa cuidada, de acordo com um plano de actividades pré-estabelecido entre a entidade, o/a voluntário/a, o/a cuidador/a informal e pessoa cuidada.

Mais populares
  1. A carregar...

O que precisam de mim?
Os voluntários devem ter uma disponibilidade regular de, pelo menos, quatro horas mensais. A associação dispõe de um plano de acompanhamento e formação dirigido aos/às voluntários/as que contribui para a construção de uma experiência positiva e de grande impacto social.

NewsItem [
pubDate=2020-08-07 12:46:17.0
, url=https://www.publico.pt/2020/08/07/p3/cronica/voluntario-associacao-cuidadores-1927381
, host=www.publico.pt
, wordCount=317
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_07_641785753_ser-voluntario-na-associacao-cuidadores
, topics=[megafone]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]