rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 7 ago. 20:22

​Governo garante que alternativas às residências universitárias valem para todos os estudantes

​Governo garante que alternativas às residências universitárias valem para todos os estudantes

Secretário de Estado do Ensino Superior Sobrinho Teixeira explica que o apoio do Governo com um valor base de 219 euros pode ser majorado “para as localidades onde o custo do alojamento seja superior à média nacional”.

Veja também:

O secretário de Estado do Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, garante que as alternativas às residências universitárias estarão disponíveis para todos os estudantes e não apenas os bolseiros.

“Estamos a tentar encontrar soluções para a globalidade dos estudantes deslocados, naturalmente para os estudantes bolseiros que estavam nas residências públicas, mas a nossa obrigação é também pensar em todos os estudantes deslocados e uma camada de jovens que, embora não sejam bolseiros, são jovens com um rendimento ‘per capita’ que não é alto e que precisam de alojamento condigno a preços que possam ser aceitáveis”, garante o governante.

A pandemia da Covid-19 obrigou à redução em um terço de camas nas residências universitárias. O Governo está a preparar uma alternativa para que os estudantes possam ser alojados em hostels e pousadas da juventude.

“São alojamentos que, tendo uma diminuição de ocupação em termos de pandemia, também para eles é bom que se encontre esta solução, porque lhes resolve um problema, e é bom para nós, porque também nos resolve este problema da necessidade do aumento de camas disponíveis”, argumenta.

Nestas declarações à Renascença, Sobrinho Teixeira explica que o apoio do Governo já tem um valor base definido - 219 euros – que pode ser majorado “para as localidades onde o custo do alojamento seja superior à média nacional”.

Sobrinho Teixeira explica que esta verba pode não ser aplicada nos hostels e pousadas. “O aluno é sempre livre de pegar no seu valor do complemento de alojamento e proceder a um aluguer, mediante contra fatura, onde de facto achar que é melhor”, remata.

NewsItem [
pubDate=2020-08-07 21:22:52.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/08/07/pais/governo-garante-que-alternativas-as-residencias-universitarias-valem-para-todos-os-estudantes/noticia/202921/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=286
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_07_2126894106_-governo-garante-que-alternativas-as-residencias-universitarias-valem-para-todos-os-estudantes
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]