rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 7 ago. 15:19

Fabio Jakobsen saiu do coma induzido e condição é "boa"

Fabio Jakobsen saiu do coma induzido e condição é "boa"

Ciclista holandês acordou dois dias depois de uma violenta queda na Volta à Polónia, que o deixou em estado grave.

O ciclista holandês Fabio Jakobsen saiu de coma, dois dias depois de uma violenta queda na primeira etapa da Volta a Polónia, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas.

“Temos boas notícias do hospital de Sosnowiec. O Fábio Jakobsen está acordado do coma. O seu estado é bom”, anunciou a organização da Volta a Polónia, esta sexta-feira, no Twitter.

Na quarta-feira, no "sprint" final da primeira etapa da Volta a Polónia, Jakobson (Deceuninck-Quick Step) estatelou-se nas barreiras de proteção, após ser apertado por Dylan Groenewegen (Jumbo-Visma).

O holandês, de 23 anos, sofreu graves lesões, nomeadamente na zona da cabeça e rosto, e foi operado ao longo de cinco horas. Os responsáveis a mantiveram-no em coma induzido, num cenário grave, mas estável.

A queda de Jakobsen acabou por provocar uma onda de outras quedas, incluindo a do próprio Groenewegen, já depois de cruzar a meta, com vários ciclistas a acabarem por ir para o hospital. Nomeadamente Marc Sarreau, com um traumatismo nas costas e roturas ligamentares múltiplas, Damien Touzé (Cofidis), com uma tripla fratura numa mão ou o espanhol Eduard Prades, com uma fratura numa vértebra.

O incidente levou à desqualificação de Groenewegen, e o diretor da equipa de Jakobsen, a Deceuninck-Quick Step, Patrick Lefevere, confirmou na quinta-feira que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista holandês, depois de já ter apresentado uma queixa na União Ciclista Internacional (UCI).

Entretanto, também quinta-feira, Dylan Groenewegen lamentou o incidente com o compatriota e garantiu pensar “constantemente” em Jakobsen, cuja saúde ressalvou ser o mais importante.

NewsItem [
pubDate=2020-08-07 16:19:42.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/08/07/modalidades/fabio-jakobsen-saiu-do-coma-induzido-e-condicao-e-boa/noticia/202860/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=254
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_07_2023314177_fabio-jakobsen-saiu-do-coma-induzido-e-condicao-e-boa
, topics=[bola branca, modalidades]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]