www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 6 ago. 18:16

PSA Sines lança concurso para expansão do Terminal XXI no Porto de Sines

PSA Sines lança concurso para expansão do Terminal XXI no Porto de Sines

Serão construídos mais 204 metros para dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros até ao final de 2021, um investimento de 16,5 milhões.

A PSA Sines lançou o concurso para a expansão do Terminal XXI, no Porto de Sines, num investimento de 16,5 milhões de euros que vai permitir aumentar a capacidade de movimentação de contentores, foi hoje divulgado.

Em comunicado, a Administração do Porto de Sines (APS) adiantou que a fase de ampliação do Terminal de Contentores, a cargo da concessionária PSA Sines, “compreende a construção de mais 204 metros de cais” para “dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros até ao final de 2021, representando um investimento de 16,5 milhões de euros”.

“Esta é a primeira fase de expansão após processo de renegociação da concessão do Terminal XXI que, na sua configuração final, apresentará um cais com 1.750 metros a serem construídos de forma faseada”, refere.

Questionada pela agência Lusa, a administração portuária, adiantou que o prazo para a entrega de propostas decorre até 30 de agosto e a obra tem um prazo de execução de 330 dias.

“A adjudicação e consequente consignação da obra só poderá ser feita após análise das propostas recebidas, considerando que a obra deve estar concluída até ao final de 2021”, esclareceu.

Este investimento vai “reforçar a capacidade” do Terminal XXI, permitindo a escala de “vários navios ‘megacarriers’ em simultâneo e assim aumentar a sua oferta operacional”.

“O Terminal XXI está inserido nas principais rotas marítimas internacionais nas quais estão alocados os maiores navios de contentores do mundo em operação”, reforça.

A APS e a PSA Sines celebraram, em outubro de 2019, um aditamento ao contrato de concessão que permite a realização de novos investimentos referentes à expansão do cais do redimensionamento e modernização do terminal, projetando o aumento da capacidade de movimentação anual de 2,3 para 4,1 milhões de TEU (contentores de 20 pés).

Seguiu-se, em fevereiro deste ano, a consignação da empreitada da 3.ª fase de ampliação do molhe leste do porto de Sines, num montante de cerca de 72 milhões de euros, com a extensão do molhe em 750 metros, para “reforçar a proteção da zona leste” onde se localiza o Terminal XXI.

Esta obra integra um projeto aprovado pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e beneficiará de financiamento comunitário, através do Fundo de Coesão, em cerca de 25 milhões de euros, concluiu a administração do porto de Sines.

NewsItem [
pubDate=2020-08-06 19:16:12.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/economia/psa-sines-lanca-concurso-para-expansao-do-terminal-xxi-no-porto-de-sines/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=372
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_06_912894496_psa-sines-lanca-concurso-para-expansao-do-terminal-xxi-no-porto-de-sines
, topics=[economia, transportes e logísitica]
, sections=[economia]
, score=0.000000]