rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 6 ago. 21:54

Aldeias de Moncorvo fora de perigo após algumas "horas de aflição"

Aldeias de Moncorvo fora de perigo após algumas "horas de aflição"

O fogo chegou a queimar alguns palheiros, mas não atingiu casas.

O presidente da União de Freguesias da Cardanha e Adeganha, no concelho de Torre de Moncorvo, disse esta quinta-feira, que já não há aldeias em perigo em consequência do incêndio que deflagrou naquele território ao início da tarde.

"As aldeias de Estevais, Cardanha e Adeganha já não correm perigo devido ao incêndio, apesar da aflição inicial que durou algumas horas. Não temos o conhecimento de casas ardidas ou vítimas", indicou José Moreiras à Lusa.

Segundo o autarca, o fogo à sua passagem queimou três ou quatro palheiros junto a Estevais e Cardanha.

Já o Comandante Operacional Distrital de Operações e Socorro (CODIS) de Bragança, João Noel Afonso avançou que o fogo está concentrado em zonas de mato de difícil acesso.

"O incêndio tem duas frentes ativas e está a consumir mato numa zona de difícil acesso, com muitas rochas, o que dificulta a entrada de veículos de combate às chamas", afirmou o comandante operacional distrital de operações de socorro (CODIS) de Bragança, João Noel Afonso.

O comandante acrescentou que durante a noite o combate às chamas será feito de forma apeada, com recurso a material sapador. Para já não há populações em perigo, referiu.

João Noel Afonso indicou que às primeiras horas da manhã de sexta-feira são esperados meios aéreos para ajudar no combate.

"Ao início da tarde viveram-se momentos de aflição, tendo sido necessário reorganizar o dispositivo na aldeia de Estevais para evitar o pior", salientou o CODIS.

O alerta para o incêndio que lavra na União de Freguesias de Adeganha e Cardanha foi dado às 14h41.

"As condições atmosféricas são adversas, nomeadamente o vento que dificulta a progressão dos operacionais no terreno, que já por si é acidentado", indicou o CODIS.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 23h20 estavam empenados no combate às chamas 97 bombeiros apoiados por 43 viaturas, meio aéreo e duas máquinas de rastos.

[Notícia atualizada às 00h01]

NewsItem [
pubDate=2020-08-06 22:54:40.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/08/06/pais/aldeias-de-moncorvo-fora-de-perigo-apos-algumas-horas-de-aflicao/noticia/202791/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=309
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_06_837175999_aldeias-de-moncorvo-fora-de-perigo-apos-algumas-horas-de-aflicao
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]