www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 6 ago. 21:01

Governo alarga pagamento de apoio a quem esteve um mínimo de 30 dias em lay-off

Governo alarga pagamento de apoio a quem esteve um mínimo de 30 dias em lay-off

Regras do complemento de estabilização exigem que o trabalhador tenha estado um mês civil completo abrangido pela medida, mas vão agora ser revistas.

As regras de atribuição do complemento de estabilização a quem teve salários reduzidos pelo lay-off vão ser revistas, para que o apoio passe a abranger quem teve remunerações reduzidas com a medida por um mínimo de 30 dias, ainda que não coincidentes com um mês civil completo.

A decisão é adiantada em comunicado esta quinta-feira com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a dar conta da intenção de clarificar as regras de atribuição do complemento para explicitar que têm acesso também “trabalhadores que estiveram em lay-off durante mais de 30 dias consecutivos nos meses de abril, maio e junho”.

A decisão é tomada após queixas quanto à não atribuição de apoios, no limite, a quem tenha estado em lay-off de 3 de abril a 2 de maio, conforme denunciou esta semana a Associação Nacional do Ramo Automóvel, secundada por estruturas sindicais. O governo previa inicialmente que fossem elegíveis para o apoio 470 mil trabalhadores, mas acabou por fazer pagamentos a apenas 300 mil no passado dia 30 de julho. O custo ficou em 48 milhões de euros, ao invés de 70 milhões estimados na apresentação da medida.

O governo salienta agora que o objetivo da medida é “mitigar a perda de rendimento dos trabalhadores que estiveram pelo menos 30 dias em lay-off”.

O complemento de estabilização varia entre 100 e 351 euros, correspondendo ao maior corte na remuneração base sofrido pelos trabalhadores de abril a junho por comparação com a remuneração de base declarada em fevereiro. Tem direito ao apoio quem ganha até 1270 euros de salário base.

NewsItem [
pubDate=2020-08-06 22:01:26.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/outras/governo-alarga-pagamento-de-apoio-a-quem-esteve-um-minimo-de-30-dias-em-lay-off/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=257
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_06_739858357_governo-alarga-pagamento-de-apoio-a-quem-esteve-um-minimo-de-30-dias-em-lay-off
, topics=[economia, segurança social]
, sections=[economia]
, score=0.000000]