sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 6 ago. 19:45

Incêndio em Sernancelhe obriga à retirada de idosos de várias aldeias

Incêndio em Sernancelhe obriga à retirada de idosos de várias aldeias

No local estão mais de 300 operacionais a combater as chamas, de acordo com a página oficial da Proteção Civil, e a intensidade do vento e "o terreno acidentado e irregular" está a dificultar o trabalho dos mesmos.

Um incêndio em Sernancelhe, no distrito de Viseu, obrigou à retirada de várias pessoas idosas de algumas aldeias devido à aproximação das chamas das suas residências, segundo declarações do comandante distrital da Proteção Civil, citado pela agência Lusa. 

O presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Silva Santiago, afirmou que as freguesias do distrito mais ameaçadas são Carregal, Lapa, Penso e Vila da Ponte."Estivemos na iminência de evacuar a aldeia de Santo Estêvão, na freguesia de Carregal, mas acabou por não ser necessário. Estamos preparados, com todos os meios, para o fazer a qualquer momento. Vai depender muito do vento e do rumo do incêndio", explicou 

No local estão quase 300 operacionais a combater as chamas, de acordo com a página oficial da Proteção Civil, e a intensidade do vento e "o terreno acidentado e irregular" está a dificultar o trabalho dos mesmos. 

"O incêndio está ativo, há muito vento em constantes mudanças de rumo e há aldeias no sentido de progressão do incêndio. Estamos, neste momento, a reposicionar meios para salvaguardar essas aldeias de onde já foram retiradas pessoas idosas para lugares seguros", indica o responsável do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu, Miguel Ângelo David, que diz ter "esperança" que a intensidade do vento diminua com o chegar da noite. 

Segundo a página oficial da Proteção Civil, às 19h45, estão a ser combatidos cerca de 44 incêndios no país, em diferentes fases, e que estão a ser combatidos por mais de 2.300 operacionais.

NewsItem [
pubDate=2020-08-06 20:45:00.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/705128/inc-ndio-em-sernancelhe-obriga-a-retirada-de-idosos-de-varias-aldeias
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=244
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_08_06_2070632050_incendio-em-sernancelhe-obriga-a-retirada-de-idosos-de-varias-aldeias
, topics=[viseu, idosos, sociedade, sernancelhe, incêndios]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]