mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 2 ago 11:54

BAFTA TV Awards: "The Crown" e "Fleabag" derrotadas nas categorias de melhor série enquanto "Chernobyl" confirmou aclamação

BAFTA TV Awards: "The Crown" e "Fleabag" derrotadas nas categorias de melhor série enquanto "Chernobyl" confirmou aclamação

"The End of the F ** king World", "Stath Lets Flats" e "Chernobyl" foram as grandes vencedoras da 66.ª edição dos prémios televisivos britânicos....

Os prémios da indústria televisiva britânica foram entregues na passada sexta-feira, 31 de julho, numa cerimónia virtual conduzida em estúdio pelo realizador Richard Ayoade ("Submarino"), enquanto os nomeados acompanharam a entrega dos galardões a partir de casa.

As escolhas da British Academy of Film and Television Arts contrariaram algumas previsões numa noite surpreendente na qual "The Crown", que concorria com sete nomeações, acabou por não sair triunfante em nenhuma. E perdeu a principal, a de Melhor Série de Drama, para "The End of the F***Ing World", outra aposta da Netflix.

A categoria de Melhor Série de Comédia também teve uma vencedora inesperada, "Stath Lets Flats", do Channel 4, num ano em que muitos esperavam a vitória da aclamada "Fleabag". A série de Phoebe Waller-Bridge ganhou, ainda assim, na categoria de Melhor Atriz de Comédia, que no entanto foi entregue a Sian Clifford e não à autora, que assume o papel protagonista.

Continuar a ler

"Chernobyl", que liderava a corrida com 14 nomeações, saiu premiada em nove: Melhor Minissérie, Melhor Ator (Jared Harris) e sete vitórias em categorias técnicas que já tinham sido anunciadas nos BAFTA TV Craft Awards, a 17 de julho.

Além de se distinguir como Melhor Série de Comédia, "Stath Lets Flats" destacou-se na categoria de Melhor Ator de Comédia, na qual Jamie Demetriou foi premiado. Já "The End of the F***Ing World" teve outra vitória na categoria de Melhor Atriz Secundária, vencida por Naomi Ackie.

Ainda na vertente de interpretação, Glenda Jackson ganhou o BAFTA de Melhor Atriz pelo seu primeiro papel em 27 anos, no telefilme da BBC One "Elizabeth Is Missing".�� E "Giri/Haji", série da BBC Two (disponível em Portugal na Netflix), derrotou "Chernobyl", "The Crown" e "A Confession" na categoria de Melhor Ator Secundário, ganha por Will Sharpe.

LISTA DE VENCEDORES:

Melhor Série de Drama:
The Crown
The End of the F***Ing World
Gentleman Jack
Giri/Haji

Melhor Série de Comédia:
Catastrophe
Derry Girls
Fleabag
Stath Lets Flats

Melhor Minissérie:
A Confession
Chernobyl
The Victim
The Virtues

Melhor Ator:
Callum Turner, The Capture
Jared Harris, Chernobyl
Stephen Graham, The Virtues
Takehiro Hira, Giri/Haji

Melhor Atriz:
Glenda Jackson, Elizabeth Is Missing
Jodie Comer, Killing Eve
Samantha Morton, I Am Kirsty
Suranne Jones, Gentleman Jack

Melhor Ator Secundário:
Joe Absolom, A Confession
Josh O’Connor, The Crown
Stellan Skarsgard, Chernobyl
Will Sharpe, Giri/Haji

Melhor Atriz Secundária:
Helen Behan, The Virtues
Helena Bonham Carter, The Crown
Jasmine Jobson, Top Boy
Naomi Ackie, The End of the F***Ing World

Melhor Atriz de Comédia:
Gbemisola Ikumelo, Famalam
Phoebe Waller-Bridge, Fleabag
Sarah Kendall, Frayed
Sian Clifford, Fleabag

Melhor Ator de Comédia:
Guz Khan, Man Like Mobeen
Jamie Demetriou, Stath Lets Flats
Ncuti Gatwa, Sex Education
Youssef Kerkour, Home

Melhor Série Internacional
Euphoria
Succession
Unbelievable
When They See Us

Veja a lista completa de vencedores no site oficial dos prémios.

Newsletter Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email. Notificações Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
1
1