expresso.ptexpresso.pt - 2 ago 08:10

Já houve vida em Marte? A NASA enviou um rover para descobrir

Já houve vida em Marte? A NASA enviou um rover para descobrir

A mais recente missão da NASA pretende colocar mais um robô em Marte e, pela primeira vez, trazer para a Terra amostras de rochas de outro planeta

A partida aconteceu na quinta-feira às 12h50, no Centro Espacial Kennedy, no cabo Canaveral, Florida, e se tudo correr bem o mais recente e sofisticado veículo de exploração espacial da NASA aterrará em Marte daqui a seis meses e meio, a 18 de fevereiro de 2021. Missão: descobrir se há muitos milhões de anos existiu vida no único planeta do nosso Sistema Solar onde parece ter havido condições para o seu desenvolvimento.

“É a primeira vez na história que vamos até Marte com o objetivo específico de encontrar vida passada”, sublinhou o administrador da agência espacial norte-americana, Jim Bridenstine, citado no site da NASA. E se a missão for inteiramente bem-sucedida, será também a primeira vez que se trarão para a Terra amostras de rochas e solos de outro planeta. Mas essa segunda parte, que será desenvolvida em conjunto com a Agência Espacial Europeia não antes de 2026, ainda se afigura mais complexa, implicando novos voos até Marte, a recuperação das amostras por outra nave e a sua passagem em órbita a uma terceira que as trará para a Terra para serem analisadas.

Este é um artigo do semanário Expresso. Clique AQUI para continuar a ler.

1
1