eco.sapo.pteco.sapo.pt - 1 ago 13:46

Finanças e Banco de Portugal validaram vendas de imóveis do Novo Banco

Finanças e Banco de Portugal validaram vendas de imóveis do Novo Banco

O Fundo de Resolução terá validado as operações até março, opondo-se apenas a 12% das 194 transações propostas pela instituição, tendo em metade das restantes recomendado alterações às condições.

A venda das imóveis pelo Novo Banco a “preço de saldo” terá tido o aval das Finanças e do Banco de Portugal, avança o Expresso (acesso pago) este sábado. Segundo o semanário, o Fundo de Resolução validou as operações até março, opondo-se apenas a 12% das 194 transações propostas pela instituição, tendo em metade das restantes recomendado alterações às condições.

O jornal explica que no caso dos dois pacotes de vendas de imóveis, o Fundo de Resolução aprovou os termos e as condições da transação, tendo-se pronunciado, ainda que apenas uma parcela dos ativos (cerca de 20%) estivesse sob o mecanismo que arrisca 3,89 mil milhões de euros.

A Comissão Diretiva do Fundo de Resolução é presidida pelo vice-governador do Banco de Portugal, e inclui ainda um membro nomeado pelo Ministério das Finanças e outro em comum acordo entre o ministro e o governador do banco central. “Quando os adquirentes dos ativos são fundos de investimento ou fundos de private equity, o que se procura apurar é se o fundo em causa é um adquirente credível, nomeadamente tendo em conta as suas credenciais e o seu historial”, respondeu o Banco de Portugal ao semanário.

1
1