expresso.ptexpresso.pt - 1 ago 14:05

Covid-19 Magnata indiano aposta alto nas vacinas contra o novo coronavírus

Covid-19 Magnata indiano aposta alto nas vacinas contra o novo coronavírus

O maior produtor mundial de vacinas, o Serum Institute, quer fabricar centenas de milhões de doses de uma vacina ainda em fase de testes. Uma aposta de risco

Uma história de ousadia e de dinheiro, muito dinheiro. O "New York Times" conta na edição deste sábado a história do Serum Institute of India, o maior fabricante de vacinas do planeta, que decidiu arriscar na produção de uma vacina contra o SARS CoV-2, o vírus que parou o mundo.

Tudo começou quando, em maio, o laboratório do instituto recebeu um pequeno frasco com 1 mililitro com material celular de uma das mais promissoras vacinas das mais de uma centena em teste atualmente. A origem? de Oxford, Inglaterra. Imediatamente os cientistas indianos adicionaram a este líquido um meio de vitaminas e açúcar e começaram a assistir ao crescimento de milhões de células.

O Serum Institute é controlado apenas por uma família indiana pequena e muito rica, com provas dadas na criação de cavalos, mas que, perante a dimensão da pandemia, decidiu apostar na produção em massa de centenas de milhões de doses de uma candidata a vacina. O problema é que esta ainda está em testes e pode nem funcionar.

1
1