www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 8 jul. 11:20

CP conclui renovação do Alfa Pendular com sete meses de atraso

CP conclui renovação do Alfa Pendular com sete meses de atraso

A décima e última unidade dos comboios mais rápidos da CP estará pronta até 30 de julho. Renovação deveria ter ficado completa no final de 2019.

Foi no final de 2016 que a CP começou a renovar a frota do Alfa Pendular. Uma de cada vez, as 10 unidades da série CPA 4000 têm sido sujeitas a uma revisão profunda, que lhe garante mais 15 a 20 anos de vida útil. Este processo tem sido realizado nas oficinas do Entroncamento e deveria ter ficado completo no final de 2019. Só que a renovação do Alfa Pendular só estará completa no final de julho, sete meses depois do prazo previsto.

Ao Dinheiro Vivo, fonte oficial da CP explica este atraso com “fatores imprevistos”. A intervenção no Alfa Pendular custa um total de 18 milhões de euros.

O primeiro “imprevisto” aconteceu logo em 2016, segundo a transportadora ferroviária. “A primeira unidade a ser intervencionada foi o CPA 4009, que sofreu um acidente na altura e entrou logo em oficina, em vez do CPA 4001”, explica a transportadora.

Por culpa dos “danos extensos que sofreu no acidente”, a CP não só reparou aquela unidade como também a renovou. Prevista para durar três meses, esta intervenção acabou por durar mais tempo e alterou todo o calendário de reparação para as restantes unidades.

O segundo “imprevisto” deveu-se a trabalhos extra de reparação que “apenas foram detetados, no âmbito das peritagens realizadas, após a desmontagem de equipamentos”

O terceiro “imprevisto” foi pandémico e obrigou a CP a implementar planos de contingência “para a mitigação do risco de propagação da Covid-19”. A situação levou à “paragem parcial da atividade produtiva das oficinas de reparação e manutenção de material circulante”.

Com estes atrasos acumulados, a empresa pública ferroviária conta concluir dia 30 de julho a renovação da unidade CPA 4001, que estava na primeira posição para ser renovada. Aquele comboio vai seguir o esquema de cores das restantes nove unidades reparadas, embora a transportadora assuma que “foi analisada a possibilidade de manter o layout original nesta unidade, com vermelho, branco e azul.

Essa situação “implicaria um tempo de imobilização significativamente superior” e atrasaria um processo que já soma sete meses de atraso. Além disso, a CP só conta com oito unidades do Alfa Pendular disponíveis atualmente porque a CPA 4007 chocou com um camião em Vale de Santarém a 22 de abril e ainda está a ser reparada.

O que muda?

Graças a um investimento de 18 milhões de euros, os comboios Alfa Pendular ficam preparados para circularem por mais 15 a 20 anos nas linhas ferroviárias elétricas portuguesas.

Além de um novo desenho exterior e interior, estes comboios contam com uma renovação total dos bancos e materiais de revestimento, sistemas de iluminação, remodelação de bar e casa de banho e manutenção de sistemas mecânicos e hidráulicos.

A viagem inaugural do Alfa Pendular, entre Porto e Lisboa, foi realizada dia 30 de junho de 1999.

O maquinistra do comboio Alfa Pendular na primeira viagem comercial deste comboio, em 30 de junho de 1999. (Arquivo/Lusa)

O maquinistra do comboio Alfa Pendular na primeira viagem comercial deste comboio, em 30 de junho de 1999. (Arquivo/Lusa)

NewsItem [
pubDate=2020-07-08 12:20:36.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/cp-conclui-renovacao-do-alfa-pendular-com-sete-meses-de-atraso/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=471
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_07_08_467233563_cp-conclui-renovacao-do-alfa-pendular-com-sete-meses-de-atraso
, topics=[transportes, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]