www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 6 jul. 02:03

Mastercard aposta na segurança do ecossistema de open banking

Mastercard aposta na segurança do ecossistema de open banking

A Mastercard anunciou que três empresas financeiras chave começaram a utilizar recentemente a solução Mastercard Open Banking Protect, que defende as instituições que gerem contas de clientes de fornecedores maliciosos ou não autorizados TPP (Third Party Providers).

A Aion, DiPocket e a Modulr assinaram acordos para utilizar a solução Protect, que é uma componente fundamental da Mastercard Open Banking Solutions, cujo portefólio de aplicações e serviços de ponta líderes de mercado asseguram e protegem o ecossistema de Open Banking em toda a Europa.

A legislação PSD2 na Europa permite que os TPP acedam a contas bancárias, com o consentimento do cliente, para fornecer novos produtos e serviços; no entanto, as instituições que detêm as contas continuam a ser responsáveis pelos fundos. Por este motivo, é importante que as instituições financeiras tenham a possibilidade de verificar com rapidez os pedidos de Open Banking dos TPP, com os quais podem não ter qualquer relação prévia, e assegurar que têm implementados sistemas robustos de deteção precoce capazes de dar os sinais de alerta perante potenciais fraudes.

A solução Open Banking Protect da Mastercard destina-se a melhorar a capacidade de combate à fraude no Open Banking e a aumentar a confiança das instituições financeiras ao aprovar pedidos de entidades externas. A solução oferece dois serviços-chave:

  • Validação de licenças e certificados – verificação imediata da certificação e do estatuto de registo da TPP contra todos os diretórios relevantes.
  • Moniotorização de Fraude – utiliza dados de rede sobre um determinado TPP para detetar tendências e alterações nas atividades regulares através da monitorização de comportamentos, a fim de impedir pedidos potencialmente fraudulentos.

Os parceiros agora anunciados incluem uma vasta gama de casos de uso – desde  um banco digital que recorre a Inteligência Artifical (Aion), a um fornecedor de tecnologia wearable pré-paga (DiPocket), assim como as principais alternativas de pagamentos como serviço (payment as a service) e transações comerciais com a banca para empresas (Modulr).

Todas as empresas estão a colaborar com a Mastercard através da Open Banking Protect para melhorar a capacidade de identificar fraudes num novo ecossistema e proteger melhor os respetivos negócios e clientes contra entidades terceiras não autorizadas. 

Jim Wadsworth, SVP, Open Banking, Mastercard, comentou em comunicado:  “Num momento de forte dinâmica no ecossistema de Open Banking, as instituições financeiras, os TPP e os utilizadores continuam preocupados com o potencial de fraude e falhas de segurança. O Mastercard Open Banking Solutions™ é alavancada sobre a nossa considerável experiência na operação e apoio de sistemas bancários e de pagamentos globais para ajudar a garantir que o ecossistema de Open Banking funciona perfeitamente e com foco na segurança. Concebemos a Protect para oferecer as funcionalidades de segurança e proteção reforçadas para as instituições financeiras e TPP que utilizam Open Banking, incluindo a verificação de TPP e o controlo da fraude através de uma solução líder no mercado”.

“A colaboração é fundamental para construir um mercado de Open Banking resiliente e estamos muito satisfeitos que a Aion, a DiPockete e a Modulr sejam os mais recentes de uma série de parceiros da Mastercard, enquanto trabalhamos para criar um sistema ainda mais seguro para todos os participantes.”

 Por Computerworld Tags
NewsItem [
pubDate=2020-07-06 03:03:11.0
, url=https://www.computerworld.com.pt/2020/07/06/mastercard-aposta-na-seguranca-do-ecossistema-de-open-banking/
, host=www.computerworld.com.pt
, wordCount=477
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_07_06_712061270_mastercard-aposta-na-seguranca-do-ecossistema-de-open-banking
, topics=[tecnologia, financeiro, segurança, mastercard, em destaque]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]