expresso.ptexpresso.pt - 5 jul. 23:32

Entre ruínas. O romance político de Julián Fuks, em diálogo com Mia Couto

Entre ruínas. O romance político de Julián Fuks, em diálogo com Mia Couto

O brasileiro Julián Fuks recupera a tradição do romance político, num texto que cruza experiências pessoais com várias dimensões da ideia de “ocupação”

Numa entrevista a este jornal em outubro de 2017, a propósito da edição portuguesa de “A Resistência”, o romance que o impôs definitivamente no panorama da literatura lusófona contemporânea (arrebatou três dos prémios mais importantes: Saramago, Oceanos e Jabuti), Julián Fuks terminava a falar do projeto que viria depois. “Quero virar-me para aquilo a que tenho dado atenção quotidianamente mas que ainda não converti em literatura. A vivência atual do Brasil.” O novo livro nasce desse esforço, mas, como os anteriores, é simultaneamente um testemunho sobre a dificuldade extrema de fixar o real através de frases e ideias.

Em “Procura do Romance”, de 2011, Fuks apresentou-nos pela primeira vez o seu alter ego, Sebastián, um homem que regressa a Buenos Aires, a cidade onde passou parte da infância, com a missão de transformar a sua experiência do mundo em literatura. O livro conta uma “história que se recusa a ser história”; ou seja, é um exercício duro, quase teórico, em que a arte narrativa se confronta com os seus limites (múltiplos “entraves, impedimentos, embaraços”), talvez mesmo com a sua impossibilidade. Denso e quimérico, o romance que sobra da procura torna-se um paradoxal hino ao poder da ficção.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-07-06 00:32:10.0
, url=https://expresso.pt/cultura/2020-07-05-Entre-ruinas.-O-romance-politico-de-Julian-Fuks-em-dialogo-com-Mia-Couto
, host=expresso.pt
, wordCount=255
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_07_05_929409386_entre-ruinas-o-romance-politico-de-julian-fuks-em-dialogo-com-mia-couto
, topics=[cultura]
, sections=[vida]
, score=0.000000]