rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 5 jul. 13:18

Mortes no Japão devido ao mau tempo sobem para 34

Mortes no Japão devido ao mau tempo sobem para 34

A chuva que caiu desde o início da manhã de sábado atingiu 100 milímetros por hora, um recorde em Kumamoto.

número de mortes este fim de semana no sudoeste do Japão devido às fortes chuvas subiu para 34, com registo de rios a transbordar e 30 distritos isolados.

Segundo a agência EFE, fontes oficiais, citadas pela imprensa local, informam que as autoridades registaram oficialmente a morte de 18 pessoas entre sábado e domingo, e que outras 13 continuam desaparecidas.

Outras 14 pessoas de um lar de idosos foram encontradas sábado em 'paragem cardiorrespiratória', um termo usado pelas autoridades japonesas até que a morte seja oficialmente confirmada.

Cinquenta utentes desse lar tiveram de ser resgatados por equipas de emergência deslocadas para o local, na cidade de Kumo, quando as instalações foram inundadas pelo transbordo do rio na região.

Dois rios naquela área transbordaram em onze cidades da região e 30 distritos acabaram isolados por inundações.

O primeiro-ministro, Shinzo Abe, criou um grupo de trabalho e prometeu fazer o máximo para resgatar os desaparecidos, anunciando que cerca de dez mil soldados foram mobilizados para as operações de resgate.

As autoridades japonesas já tinham ordenado a retirada de cerca de 75 mil pessoas no sudoeste do país, devido às fortes chuvas.

A Agência Meteorológica do Japão divulgou o nível mais alto de alerta na escala de emergência para as duas regiões mais afetadas e pediu aos habitantes dessas áreas que deixassem as casas e fossem para lugares designados para se protegerem.

As imagens de televisão da emissora pública nipónica, a NHK, mostraram grandes áreas da cidade de Hitoyoshi, em Kumamoto, inundadas por águas barrentas que jorraram do rio Kuma, com muitos carros submersos.

Deslizamentos de terra destruíram casas e águas das enchentes arrastaram troncos de árvores.

NewsItem [
pubDate=2020-07-05 14:18:02.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/07/05/mundo/mortes-no-japao-devido-ao-mau-tempo-sobem-para-34/noticia/199190/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=264
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_07_05_268832002_mortes-no-japao-devido-ao-mau-tempo-sobem-para-34
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]