expresso.ptexpresso.pt - 5 jul. 13:27

Vandalizado mural de homenagem a George Floyd e Adama Traoré perto de Paris

Vandalizado mural de homenagem a George Floyd e Adama Traoré perto de Paris

Mural foi pintado em Stains, perto de Paris, por vários artistas locais e é controverso desde sua conclusão, em meados de junho

Um mural pintado em homenagem ao afro-americano George Floyd e a Adama Traoré, um cidadão francês negro que morreu na prisão em 2016, foi vandalizado esta noite nos subúrbios de Paris, anunciaram as autoridades locais. As palavras "extorsão", "roubo", "parada em Traore" e "assaltante de mulheres grávidas" foram escritas com tinta branca e vermelha nos rostos dos dois homens pintados no mural, segundo as imagens transmitidas pelo canal de televisão BFMTV .

Este mural foi pintado em Stains, perto de Paris, por vários artistas locais e é controverso desde sua conclusão, em meados de junho. Em 22 de junho, 200 agentes da polícia manifestaram-se em Bobigny, em frente à câmara municipal de Seine-Saint-Denis, para condenar o texto inscrito no mural "Contra o racismo e a violência policial".

Depois de receber uma delegação de polícias, o presidente da câmara de Seine-Saint-Denis pediu à autoridade municipal da cidade de Strains, que tinha estado presente na inauguração do mural para modificar o texto e este último pediu ao seu advogado para primeiro estudar o caso para saber o que poderia ser feito.

O ministro do Interior, Christophe Castaner, considerou que o mural simboliza "uma fusão vergonhosa entre racismo, a violência e a polícia", e apoiou a alteração do texto. Seine-Saint-Denis é a zona mais pobre da França continental, onde a maioria dos habitantes é negra ou de origem norte-africana.

A pintura é composta por um fundo azul pontilhado de nuvens com os rostos de George Floyd, um americano negro asfixiado por um polícia branco durante a sua detenção na rua, em Minneapolis, no passado mês de maio, e de Adama Traoré, um jovem francês negro que morreu em julho de 2016, após ter sido detido pela polícia de Beaumont-sur-Oise, perto de Paris.

NewsItem [
pubDate=2020-07-05 14:27:24.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2020-07-05-Vandalizado-mural-de-homenagem-a-George-Floyd-e-Adama-Traore-perto-de-Paris
, host=expresso.pt
, wordCount=285
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_07_05_1735376882_vandalizado-mural-de-homenagem-a-george-floyd-e-adama-traore-perto-de-paris
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]