expresso.ptexpresso.pt - 5 jul. 11:54

Baltimore. Estátua de Colombo derrubada e atirada à água

Baltimore. Estátua de Colombo derrubada e atirada à água

Cerca de 300 manifestantes concretizaram o que o líder do concelho da cidade já previra: acabar com a homenagem a Cristóvão Colombo

Apesar das ameaças proferidas pelo Presidente Donald Trump no discurso de Mount Rushmore contra todos aqueles que ousassem atacar ou destruir os símbolos da história dos Estados Unidos, centenas de manifestantes em Baltimore derrubaram uma estátua de Cristóvão Colombo atirando-a de seguida às águas do porto, segundo reporta a afiliada da CNN, WJLA.

Ao mesmo tempo que a maioria dos americanos comemorava o dia da independência no sábado, 4 de julho, cerca de três centenas de manifestantes desmontaram a estátua em vários pedaços, retirando-a do pedestal onde esteve durante mais de 30 anos em Little Italy.

Quer os manifestantes quer as forças da ordem têm procedido à remoção de outros monumentos a Colombo e aos líderes da Confederação, bem como a figuras controversas que representam episódios racistas da história dos Estados Unidos.

No caso de Baltimore, a WJLA reporta que o presidente do conselho da cidade, Brandon Scott, já tinha declarado anteriormente que a estátua de Colombo deveria ser retirada.

NewsItem [
pubDate=2020-07-05 12:54:23.0
, url=https://expresso.pt/internacional/2020-07-05-Baltimore.-Estatua-de-Colombo-derrubada-e-atirada-a-agua
, host=expresso.pt
, wordCount=157
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_07_05_1508646326_baltimore-estatua-de-colombo-derrubada-e-atirada-a-agua
, topics=[internacional]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]