expresso.ptexpresso.pt - 5 jul. 21:28

PCP prepara luta contra ‘bloco central’ nas presidenciais

PCP prepara luta contra ‘bloco central’ nas presidenciais

Candidato próprio dos comunistas serve de crítica às políticas de Marcelo, PS e PSD. Não convém esperar pelo Congresso, marcado para novembro

A seis meses das eleições presidenciais, abre-se uma brecha significativa à esquerda. O PCP escolheu dar o primeiro sinal de que vai endurecer a sua posição, uma decisão inconsequente no imediato, uma vez que o Orçamento suplementar já contava com uma viabilização garantida à direita, mas relevante para o futuro: acontece na mesma semana em que confirmou formalmente que não vai abdicar de apresentar um candidato próprio a Belém.

Os sinais do anúncio feito pelo Comité Central deixam pistas para ler tanto o que vai ser a posição do PCP daqui para a frente como o que se poderá esperar do discurso de uma candidatura comunista. Por um lado, o partido aproveitou a ocasião para criticar Marcelo Rebelo de Sousa (que é popular no eleitorado do PCP) e acusar o atual Presidente de “reconduzir” o PSD para um “papel de cooperação intensa com o PS, que procura assegurar as condições para a chamada política de ‘bloco central’”. Por outro, definiu a forma como está a ler as peças que já estão a posicionar-se para a corrida a Belém: “A aproximação ao ato eleitoral para o Presidente da República tem sido marcada (...) sobretudo por elementos de mediatização de possíveis candidaturas cujo objetivo está marcado por ambições pessoais, pulsões populistas ou projetos que visam rearrumações do quadro político e institucional para lá do que estas eleições representam”.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-07-05 22:28:05.0
, url=https://expresso.pt/politica/2020-07-05-PCP-prepara-luta-contra-bloco-central-nas-presidenciais
, host=expresso.pt
, wordCount=284
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_07_05_1352413475_pcp-prepara-luta-contra-bloco-central-nas-presidenciais
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]