eco.sapo.pteco.sapo.pt - 5 jul. 15:38

Aproveitar as férias para estudar? Universidades apostam em cursos de verão online

Aproveitar as férias para estudar? Universidades apostam em cursos de verão online

Se está a pensar aproveitar a pausa letiva ou as férias para reforçar competências, os cursos de verão são uma opção. Universidades estão a apostar em cursos online, para estudantes e profissionais.

Nesta fase do ano, milhares de estudantes estão a terminar o ano letivo e muitos procuram cursos de verão para ocupar as férias e, em alguns casos, dar os primeiros passos para o mercado de trabalho. Desde março, devido à pandemia, as universidades transitaram as aulas e as formações para o digital e os cursos de verão não vão ser exceção. Em Portugal, e no mundo, as escolas vão proporcionar as designadas “summer schools” em formato 100% online.

É o caso da 1.ª edição da Python Porto Summer School, uma summer school online pensada para alunos graduados na área financeira, que surgiu da parceria da Católica Porto Business School com a Lancaster University Management School. Entre 20 e 24 de julho, os alunos podem aprender as bases da linguagem de programação python, através de uma abordagem prática com base em exercícios práticos e estudos de caso.

Da filosofia à ciência de dados, há cursos para todos os gostos

Este ano, a ISCTE Business School organiza a Summer School Lisbon 2020 em formato exclusivamente online através da plataforma Zoom. O curso será lecionado em inglês e foi pensado para jovens que querem aprender mais sobre a cultura, história e língua portuguesa, e diferentes áreas de gestão.

A Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica (FCH) vai dedicar a 10.ª edição da Lisbon Summer School for the Study of Culture, ao debate sobre a ecocultura no futuro pós-pandemia, entre 6 a 11 de julho, também através da plataforma Zoom.

Se a sua área é a tecnologia, pode inscrever-se até 17 de julho na 10.ª Edição da Lisbon Machine Learning School, que acontece de 21 a 27 de julho, organizada pelo Instituto Superior Técnico, o INESC-ID, a Unbabel, e a Priberam Labs. A participação é gratuita para estudantes, professores ou investigadores, e custa 50 euros para o público geral.

Este verão, a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova (FCT Nova), vai acolher a primeira fase do programa de inovação ‘The Journey’, de 13 a 24 de julho, numa versão 100% digital. O objetivo deste curso é que os estudantes façam uma viagem, de quatro semanas, para aprenderem mais sobre inovação, como trabalhar com sistemas complexos e implementar esses sistemas em soluções sustentáveis.

Formação de verão não é só para universitários

A pensar nos mais novos, a Porto Business School vai organizar o programa Business Summer School, que inclui dois cursos para estudantes do 10.º ao 12.º anos. O BoB (Basics of Business), de 20 a 24 de julho, para jovens que queiram aprender mais sobre como gerir um negócio e os principais conceitos económicos, e o Bootcamp de Empreendedorismo, de 27 a 31 de julho. O curso custa 300 euros por semana e inclui refeições.

Por outro lado, se já é um profissional experiente mas também quer aproveitar as férias para apostar na formação, pode optar pelas formações executivas online dinamizadas pelo ISEG Executive Education.

O programa executivo Futures, Strategic Design & Innovation, foi pensado para dirigentes, quadros e outros executivos, que procuram valorizar competências de gestão e vai decorrer online entre 2 e 10 de julho. Se só estiver disponível no final do verão, pode optar pelo programa executivo de estratégia e inovação Driving Business into the Future, de 6 a 11 de setembro.

Se ainda está indeciso, as formações online são uma possibilidade para procurar cursos internacionais. Pode explorar os cursos de verão online disponíveis a partir de universidades na Europa, ou ainda mais longe, como é o caso da Harvard Summer School da Universidade de Harvard, nos EUA.

NewsItem [
pubDate=2020-07-05 16:38:26.0
, url=https://eco.sapo.pt/especiais/aproveitar-as-ferias-para-estudar-universidades-apostam-em-cursos-de-verao-online/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=601
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_07_05_1294128669_aproveitar-as-ferias-para-estudar-universidades-apostam-em-cursos-de-verao-online
, topics=[pessoas]
, sections=[vida]
, score=0.000000]