expresso.ptexpresso.pt - 30 jun 15:36

Tratamento com Remdesivir custará mais de 2.000 euros por paciente

Tratamento com Remdesivir custará mais de 2.000 euros por paciente

Preço foi definido para os Estados Unidos. No caso dos países em desenvolvimento, a farmacêutica Gilead adiantou ter feito acordos com produtores de genéricos, de modo a possibilitar o tratamento a um preço mais reduzido

Custará mais de 2.340 dólares por doente (cerca de 2.080 euros) o tratamento contra a covid-19 com o fármaco Remdesivir - o primeiro autorizado para o efeito, nos Estados Unidos e outros países em desenvolvimento.

A farmacêutica Gilead estabeleceu para os EUA um preço de 390 dólares (mais de 346 euros) por cada frasco/dose, para um tratamento que requer cinco dias. Para as seguradoras, o valor são 520 dólares por frasco (462 euros), já que ao Estado é habitualmente praticada uma tabela com descontos.

De acordo com o previsto, o medicamento começará a ser distribuído aos hospitais até finais de setembro.

No caso dos países em desenvolvimento, a Gilead adiantou ter feito uma série de acordos com produtores de genéricos, de modo a possibilitar o tratamento a um preço mais reduzido, que facilite o acesso à terapia.

O Remdesivir, um antiviral desenvolvido para combater o Ébola em 2009, foi o primeiro fármaco a demonstrar uma eficácia relativa nos doentes infetados, de acordo com um ensaio cl��nico alargado, realizado nos Estados Unidos.

Segundo a farmacêutica fabricante, os estudos mostram que os pacientes que o recebem necessitam, em média, de menos quatro dias de internamento, o que significa uma poupança significativa para os serviços de saúde.

1
1