expresso.ptexpresso.pt - 5 jun. 11:53

O que faz falta às PME? equipamento e recursos humanos, mostra estudo da AEP

O que faz falta às PME? equipamento e recursos humanos, mostra estudo da AEP

"Maioria das empresas inquiridas recorrem preferencialmente a empréstimos bancários, mas também é bastante expressiva a percentagem das empresas que se candidatam a incentivos comunitários", diz a Associação Empresarial de Portugal

A compra de equipamento/maquinaria e os recursos humanos são as áreas nas quais as pequenas e médias empresas portuguesas (PME) identificam mais necessidade de investimento para concretizarem os seus objetivos de expansão e consolidação, com percentagens de 46% e 38%, respetivamente, É esta a conclusão do relatório de diagnóstico às necessidades de colaboração e fornecimento das PME que ainda não reflete o impacto da covid-19, mas ajuda a fazer um retrato do ambiente empresarial.

Os estudo, realizado no âmbito do projeto AEP Link, promovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, foi desenvolvido pela consultora Deloitte, entre abril de 2019 e março de 2020, com base num inquérito que envolveu 1.766 PME lusas e aponta outras áreas críticas para as PME: A expansão para novos mercados (29%), o investimento em marketing, comunicação e vendas (24%), o investimento nos sistemas tecnológicos (23%) também são referidos entre as necessidades de investimento.

No que respeita a montantes de investimento necessários, o relatório refere que 75% das PME inquiridas necessitam de investimentos inferiores a 500 mil euros, e apenas 11% aponta necessidade de investimento superior a um milhão de euros.

Relativamente a opções para obtenção de capital, "este relatório mostra que a maioria das empresas inquiridas, cerca de 65%, recorrem preferencialmente a empréstimos bancários, mas também é bastante expressiva a percentagem das empresas que se candidatam a incentivos comunitários, aqui 48%", diz o presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

As restantes formas de captação de capital "estão sobretudo afetas a processos de fusão com outras empresas, venda de capital da empresa e crowdfunding". acrescenta o líder associativo

O projeto nacional AEP Link tem como objetivo melhorar o ecossistema empresarial, desenvolver e aprofundar a colaboração entre PME e outros stakeholders que, com a partilha de know-how e influência, poderão beneficiar mutuamente, identificar, potenciar e concretizar novas oportunidades de negócio e parceria.

NewsItem [
pubDate=2020-06-05 12:53:40.0
, url=https://expresso.pt/economia/2020-06-05-O-que-faz-falta-as-PME--equipamento-e-recursos-humanos-mostra-estudo-da-AEP
, host=expresso.pt
, wordCount=301
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_06_05_1243091959_o-que-faz-falta-as-pme-equipamento-e-recursos-humanos-mostra-estudo-da-aep
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]