expresso.ptexpresso.pt - 5 jun. 23:36

Vítor Caldeira, presidente do Tribunal de Contas: “Há uma emergência, mas não vale tudo”

Vítor Caldeira, presidente do Tribunal de Contas: “Há uma emergência, mas não vale tudo”

Alerta do responsável do Tribunal de Contas, em entrevista, é dirigido a todos os dirigentes públicos. Auditoria deteta riscos de conflito de interesses e eventual fraude nos ajustes diretos. Tribunal quer isentar de visto prévio contratos até €750 mil

Um dos primeiros resultados práticos das 27 novas ações previstas pelo Tribunal de Contas (TC) para melhor fiscalizar o impacto desta crise sem precedentes será a publicação, ainda este ano, do relatório intercalar de auditoria à resposta global à pandemia de covid-19 por parte do Ministério da Saúde. Outro será sobre como a execução orçamental está a ser afetada no seu conjunto, seja por via do aumento da despesa pública, seja por via da receita pública que está a ser adiada ou nem sequer será cobrada.

“Enquanto instituição superior de controlo financeiro, auditor externo da República e órgão de soberania, o Tribunal tem um dever mesmo neste contexto de pandemia”, diz o presidente do TC, Vítor Caldeira. E seja na saúde, na segurança social, na economia, na educação, nos fundos europeus, no sector local ou regional, o objetivo é assegurar que “os dinheiros públicos são gastos com rigor, transparência e responsabilidade” mesmo nestes tempos de exceção. Daí o alerta a todos os dirigentes públicos: “Há uma emergência, mas não se pode fazer tudo. Não vale tudo!”

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-06-06 00:36:44.0
, url=https://expresso.pt/economia/2020-06-05-Vitor-Caldeira-presidente-do-Tribunal-de-Contas-Ha-uma-emergencia-mas-nao-vale-tudo
, host=expresso.pt
, wordCount=234
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_06_05_1228819258_vitor-caldeira-presidente-do-tribunal-de-contas-ha-uma-emergencia-mas-nao-vale-tudo
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]