expresso.ptexpresso.pt - 5 jun. 17:45

Crise de Hong Kong agrava-se. Saiba o que pode acontecer ao 'tigre' asiático

Crise de Hong Kong agrava-se. Saiba o que pode acontecer ao 'tigre' asiático

A região administrativa especial da China vive uma crise sem precedentes que ameaça a sua posição como hub comercial e financeiro internacional. Um guia da queda em direto de uma das economias do 'milagre asiático'

Hong Kong atravessa o pior momento desde a sua passagem para a China em 1997 com a conjugação de uma crise política, económica-financeira e sanitária.

A economia está em recessão desde o segundo trimestre do ano passado. Na bolsa, o índice Hang Seng caiu 12% desde início do ano. A Autoridade Monetária, que funciona como banco central de facto, já se viu obrigada a intervir oito vezes no mercado cambial desde janeiro para segurar o dólar de Hong Kong.

A posição de quinta plataforma do comércio internacional está ameaçada. E, no índice dos dez principais centros financeiros globais, já foi ultrapassada por Xangai e Singapura e arrisca-se a ver Beijing passar-lhe à frente.

A cidade que se celebrizou como um dos quatro 'tigres' asiáticos entre 1960 e 1990 e como o primeiro 'modelo' político do regime chinês de "um país, dois sistemas" corre o risco de perder a sua posição de hub do comércio internacional e de grande praça financeira.

A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China desde o verão de 2018, a segunda grande crise política desta Região Administrativa Especial chinesa iniciada em março de 2019 e a epidemia da covid-19 estão a originar uma tempestade perfeita.

Saiba quais são os 3 pontos mais vulneráveis da outrora jóia da coroa britânica e caso de estudo do chamado milagre asiático.

NewsItem [
pubDate=2020-06-05 18:45:54.0
, url=https://expresso.pt/economia/2020-06-05-Crise-de-Hong-Kong-agrava-se.-Saiba-o-que-pode-acontecer-ao-tigre-asiatico
, host=expresso.pt
, wordCount=218
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_06_05_1195331012_crise-de-hong-kong-agrava-se-saiba-o-que-pode-acontecer-ao-tigre-asiatico
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]