desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 2 jun. 14:30

Ivo Vieira prevê jogo de “intensidade baixa” frente ao Sporting

Ivo Vieira prevê jogo de “intensidade baixa” frente ao Sporting

Os vitorianos, sextos classificados da tabela, vão receber os ‘leões', quartos, no primeiro encontro após a interrupção do ...

O treinador do Vitória de Guimarães, Ivo Vieira, antecipou hoje um jogo de pouca intensidade na receção ao Sporting, que vai acontecer, à porta fechada, na quinta-feira, para a 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os vitorianos, sextos classificados da tabela, com 42 pontos, vão receber os ‘leões', quartos, com 42, no primeiro encontro após a interrupção do campeonato, decretada em março devido à pandemia de COVID-19, e o técnico considerou que, depois de "quase três meses de competição parada", a "falta de ritmo" dos jogadores vai ser "evidente".

"Julgo que vai acontecer naturalmente [o ritmo lento do desafio]. As equipas vão-se preparar para dar a maior intensidade possível, mas, provavelmente, vai ser mais baixa em grande parte do jogo", afirmou, na videoconferência que o clube minhoto promoveu para antecipar a partida marcada para as 21:15, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

O treinador, de 44 anos, considerou ainda que a "qualidade" de ambas as equipas vai ser influenciada pela "falta de rotina e pela falta de trabalho coletivo", tendo realçado que os "treinos individuais" realizados pelos jogadores durante o período de confinamento, em março e em abril, não são a "mesma coisa" em termos de preparação.

Ivo Vieira considerou, por isso, benéfico o modelo das cinco substituições, que não pode entrar em vigor antes da Assembleia Geral da Liga de Clubes, em 08 de junho, após o Marítimo ter impugnado essa medida, mantendo-se, para já, as três habituais.

"Não sou o único treinador favorável a manter a intensidade do jogo [mais elevada], com a possibilidade de alterar cinco jogadores. Pode-se fazer uma gestão mais equilibrada, em termos de cargas para os mesmos atletas. As cinco substituições iriam ajudar", frisou.

Face à "paragem muito longa", Ivo Vieira defendeu que as 18 equipas do campeonato encaram as últimas 10 jornadas em "pé de igualdade", tendo ainda salientado que o Vitória e o Sporting são, neste momento, uma "incógnita".

"Será sempre uma incógnita o Vitória de hoje, o Sporting do passado e do presente e todas as outras equipas que vão disputar este campeonato. É mais confortável opinar sobre o que acontece posteriormente, relatar o que acontece. Só após esses momentos é que vamos perceber melhor se há incógnitas em ambas as partes ou na generalidade", referiu.

Ivo Vieira disse ainda querer prolongar a sequência vitoriosa da sua equipa - venceu os três últimos jogos do campeonato -, mostrando-se convicto de que os seus pupilos "estão mentalmente preparados para isso".

O treinador realçou, porém, que a ausência de adeptos nas bancadas - o Vitória tem uma média de 16.910 espetadores no seu estádio, a quarta melhor da I Liga - é um "ponto desfavorável" para os seus jogadores, pelo efeito psicológico que gera na sua atitude.

"O nosso público é muito apaixonado. Mesmo num remate que saia ao lado, cria uma ênfase que catapulta os atletas em termos de vontade. Mesmo na tentativa de se evitar que uma bola saia, o frenesim dos estádios faz [diferença]. A intensidade e a velocidade nas ações surge por arrasto [do estado psicológico]", disse.

Ivo Vieira recusou, contudo, desculpar eventuais resultados aquém do desejado com a "falta de público" ou com o "árbitro", tendo frisado que todos as equipas vão jogar nas mesmas condições e que tem a obrigação de se agarrar ao "mais difícil": o "processo de jogo e a qualidade dos jogadores".

O Vitória de Guimarães, sexto classificado da I Liga, com 37 pontos, recebe o Sporting, quarto, com 42, em partida da 25.ª jornada, agendada para as 21:15 de quinta-feira, à porta fechada, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Carlos Xistra, da Associação de Futebol de Castelo Branco.

NewsItem [
pubDate=2020-06-02 15:30:45.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/ivo-vieira-preve-jogo-de-intensidade-baixa-frente-ao-sporting
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=600
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_06_02_1243700953_ivo-vieira-preve-jogo-de-intensidade-baixa-frente-ao-sporting
, topics=[/futebol/primeira-liga/, desporto, futebol, primeira-liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]