desporto.sapo.ptdesporto.sapo.pt - 2 jun. 09:41

I Liga: Inácio crê que “paragem foi mais benéfica para Benfica do que FC Porto”

I Liga: Inácio crê que “paragem foi mais benéfica para Benfica do que FC Porto”

Antigo internacional português considera que as fases distintas que os dois rivais viviam podem agora ter sido anuladas....

A paragem da I Liga portuguesa de futebol por quase três meses devido à pandemia de covid-19 pode favorecer o Benfica na luta com o FC Porto pelo título de campeão, defendeu o treinador Augusto Inácio.

A suspensão da prova deixou o FC Porto na liderança, com 60 pontos, e o Benfica em segundo lugar, com 59, numa fase em que os ‘dragões’ tinham acabado de consumar a ultrapassagem aos ‘encarnados’, após recuperarem sete pontos de desvantagem.

Por isso, o antigo internacional português, de 65 anos, assegurou, em entrevista à Lusa, que as fases distintas que os dois rivais viviam podem agora ter sido anuladas.

“A paragem foi mais benéfica para o Benfica do que para o FC Porto. O futebol é o momento: o momento em que uma equipa está melhor do que outra, em que está psicologicamente mais forte e embalada numa série de resultados positivos, galvanizando jogadores e adeptos. Claramente, o Benfica é o mais beneficiado e recupera jogadores importantes”, afirmou.

Para Augusto Inácio, a interrupção da I Liga poderá ter tido igualmente um papel potencialmente positivo para o Sporting, na medida em que trouxe o tempo que escasseava ao técnico Rúben Amorim para trabalhar e implementar as suas ideias, depois de ter cumprido somente um jogo à frente dos ‘leões’ [vitória sobre o Desportivo das Aves, por 2-0]. E isso pode ter impacto na corrida com o Sporting de Braga pelo terceiro lugar.

“Os treinadores precisam de tempo para treinarem e para conhecerem melhor os jogadores. E os jogadores também precisam de tempo para conhecerem melhor as ideias do treinador, ainda por cima num sistema ao qual os jogadores não estão habituados, o que requer tempo e rotinas. É evidente que, com a paragem, teve de se fazer uma pré-época, mas para as ideias do jogo houve tempo para trabalhar isso e o Sporting foi beneficiado pela paragem”, sublinhou.

Contudo, o experiente treinador, que já passou por mais de uma dezena de clubes portugueses, considerou que o campeonato não devia ser retomado.

Inácio alegou dúvidas sobre o impacto que um eventual caso positivo de um jogador possa ter no rumo da prova, além de criticar a dualidade das autoridades, ao aprovarem a conclusão da I Liga e rejeitarem o mesmo para o segundo escalão.

“Acho que o campeonato não se devia ter reatado, porque se aparecer algum jogador que acuse positivo, o que é que vai acontecer? O lado económico prevaleceu mais do que a saúde dos jogadores. Se a vertente económica não estivesse bem presente, o campeonato não se reatava. Tanto assim é que não deixaram jogar a II Liga, isso foi uma decisão errada. Se foi em nome da saúde pública, porque é que não o foi também na I Liga?”, observou, respondendo de imediato à própria questão: “É por causa dos milhões da NOS e da Altice”.

Por outro lado, Augusto Inácio destacou os receios com a saúde dos futebolistas. Confessando, como antigo jogador, que “teria muito medo” se fosse ele a ter de regressar aos relvados nestas condições, concluindo que “não iria tranquilo para um jogo de futebol”, uma vez que só um caso positivo poderá instalar o “pânico” sobre a competição.

A I Liga vai ser reatada sob fortes restrições e sem público nos estádios na quarta-feira, com o encontro entre Portimonense e Gil Vicente, naquele que vai ser o primeiro dos 90 jogos das últimas 10 jornadas, até 26 de julho.

Além do principal escalão, também a final da Taça de Portugal, entre Benfica e FC Porto, integra o plano de desconfinamento face à pandemia de covid-19, ainda em data e local a designar.

NewsItem [
pubDate=2020-06-02 10:41:46.0
, url=https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/i-liga-inacio-cre-que-paragem-foi-mais-benefica-para-benfica-do-que-fc-porto
, host=desporto.sapo.pt
, wordCount=593
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_06_02_118211528_i-liga-inacio-cre-que-paragem-foi-mais-benefica-para-benfica-do-que-fc-porto
, topics=[/futebol/primeira-liga/, desporto, futebol, primeira-liga]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]