www.publico.ptpublico.pt - 29 mai. 18:13

Ginásios reabrem no dia 1 de Junho

Ginásios reabrem no dia 1 de Junho

Anúncio foi feito esta sexta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa. Normas de segurança e desinfecção têm de ser seguidas.

O primeiro-ministro António Costa anunciou, esta sexta-feira, que os ginásios podem reabrir a partir da próxima segunda-feira, dia 1 de Junho.

Esta era a data pedida pela Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP) que, há cerca de duas semanas, se reuniu com a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

As duas entidades estiveram reunidas para discutir quais as medidas de segurança que devem ser adoptadas para garantir que os ginásios não se transformem em possíveis locais de contágio.

Público · Ginásios podem abrir na segunda-feira

Em declarações ao PÚBLICO, o presidente da AGAP, José Carlos Reis, mostrou-se satisfeito com a decisão, garantindo que todas as recomendações serão cumpridas: “Estamos muito contentes com a confiança que o Governo tem no nosso sector, um sector muito responsável. Cumpriremos escrupulosamente as regras da DGS e criaremos um selo de qualidade para os ginásios que cumpram essas regras.”

A associação aguarda agora a publicação das regras da DGS para este tipo de estabelecimentos, de modo a que os ginásios possam fazer os ajustes e mudanças necessárias para a reabertura na próxima segunda-feira. 

No final de Abril, a AGAP elaborou uma proposta com várias medidas que permitissem que os consumidores regressassem com maior segurança e confiança aos ginásios e clubes de fitness. Nesta lista constam sugestões como a utilização de metade das máquinas e equipamentos de cardio-fitness e musculação e a limitação do tempo de treino.

Quanto ao distanciamento, a AGAP defende que os ginásios e academias recorram a “adaptações temporárias”, prevendo-se a “marcação no chão das distâncias mínimas entre as pessoas na recepção dos clubes” e a implementação de “protecções de acrílico ou vidro no atendimento”. Devem ser também implementadas recomendações para os clientes sobre o uso dos equipamentos e higienização imediata após a utilização e proibida a prática de exercício físico a dois.

NewsItem [
pubDate=2020-05-29 19:13:13.0
, url=https://www.publico.pt/2020/05/29/sociedade/noticia/ginasios-reabrem-dia-1-junho-1918694
, host=www.publico.pt
, wordCount=293
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_05_29_795922841_ginasios-reabrem-no-dia-1-de-junho
, topics=[coronavírus]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]