rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 29 mai. 13:06

Covid-19. Casos em Lisboa e Vale do Tejo podem ser motivo para adiar recomeço das missas

Covid-19. Casos em Lisboa e Vale do Tejo podem ser motivo para adiar recomeço das missas

A hipótese é lançada pelo bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, que pede um "desconfinamento desconfiado" e recorda que a pandemia ainda não terminou.

Veja também:

D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente do Conselho de Administração do Grupo Renascença Comunicação Multimédia, acredita que o número de casos na zona de Lisboa e Vale do Tejo pode significar um adiamento na data prevista para o regresso das missas e celebrações religiosas.

O bispo auxiliar espera que o cenário não se concretize e, nesse sentido, pede responsabilidade aos crentes, porque a pandemia "ainda não acabou". É necessário um "desconfinamento desconfiado", para evitar uma eventual segunda onda de infeções.

"Desejamos que isso não aconteça, mas é importante que todos os ouvintes tenham consciência que isto não acabou, tem de ser um desconfinamento desconfiado. É verdade que os números no resto do país estão em linha com as projeções, mas temos este susto em Lisboa e Vale do Tejo. Não acabou, temos de estar atentos e isto pode ser motivo para manter a defesas e guardas em alerta", afirma, no programa da manhã da Renascença.

A chave para o regresso das celebrações religiosas está no distanciamento e higienização, segundo D. Américo Aguiar. As restantes condicionantes dependem de cada espaço e cada comunidade está a preparar-se "há mais de um mês" para garantir a reabertura das igrejas.

"Há mais de um mês que as nossas comunidades se vão preparando para este fim-de-semana, de norte a sul do país. Saúdo os párocos e leigos que estão a tratar do melhor acolhimento possível. Há duas palavras chave: distanciamento e higienização. A partir daí, mediante as características próprias de cada espaço, se é grande pequeno, aberto ou fechado, mas a higienização e distanciamento têm de existir sempre", afirma.

O regresso das celebrações religiosas terá também o importante significado da progressiva retoma da normalidade.

"A retoma das celebrações é muito importante, para os padres e para a comunidade. Nunca ninguém tinha vivido uma situação destas, a retoma da normalidade anormal também pode significar estarmos juntos em eucaristia".

NewsItem [
pubDate=2020-05-29 14:06:48.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/05/29/religiao/covid-19-casos-em-lisboa-e-vale-do-tejo-podem-ser-motivo-para-adiar-recomeco-das-missas/noticia/194724/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=339
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_05_29_553283235_covid-19-casos-em-lisboa-e-vale-do-tejo-podem-ser-motivo-para-adiar-recomeco-das-missas
, topics=[religião, informação]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]