rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 28 mai. 10:50

Controlo dos surtos em bairros de Lisboa pode passar por proibição de concentrações em cafés

Controlo dos surtos em bairros de Lisboa pode passar por proibição de concentrações em cafés

O delegado de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo explica à Renascença que não faz sentido aplicar cerca sanitária nos bairros mais desfavorecidos.
Veja também:

Impedir que as pessoas se concentrem em cafés é uma das medidas admitidas pelo delegado de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, para contrariar o aumento do número de contágios em bairros mais desfavorecidos da Grande Lisboa.

A região de Lisboa tornou-se, nas últimas duas semanas, o principal foco de expansão e morte por Covi-19, em Portugal. Uma das preocupações passa pelo aumento de contágios em bairros como o da Jamaica, no Seixal, o Bairro da Fonte Nova, em Setúbal, e o bairro na Quinta do Mocho, em Sacavém. Em entrevista à Renascença, Mário Durval assume que a situação em alguns bairros é problemática e que, além de ser necessário evitar o ajuntamento de pessoas nestes espaços, é preciso controlar o isolamento domiciliário

"Vamos afinar a pontaria para alguns sítios que estão agora com um problema. Em determinados pontos de alguns bairros, tentar que os cafés não sirvam de ponto de encontro para pessoas Covid-positivas e negativas, que pessoas que de facto são Covid-positivas não andem a conviver com outras. Isto passa por medidas educativas e, eventualmente, por algumas medidas de aplicação da lei do desconfinamento com intervenções mais musculadas. Por isso, é necessário que as pessoas que forem detetadas como Covid-positivas tenham de obrigatoriamente ficar isoladas", assinala.

"Não se isola um bairro por causa de 10 pessoas"

Apesar de os bairros mais desvaforecidos serem novos focos de contágio, o delegado de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo descarta, para já, a possibilidade de cercos sanitários, tendo em conta que há bairros com poucos infetados e que a medida poderia prejudicar o normal funcionamento da restante população:

"Se formos a cada bairro são meia dúzia de pessoas. Como há muitos bairros degradados à volta de Lisboa, faz muita gente. Em cada bairro são 10, 15, 20 pessoas. Não se isola um bairro por causa de 10 pessoas. As pessoas têm características especiais. Temos de nos adequar à sua cultura e hábitos de vida. Temos de adequar a nossa intervenção às pessoas. Face aos hábitos daquelas pessoas, pode tornar-se uma coisa problemática, se as pessoas não forem devidamente acompanhadas."

Embora haja focos de contágio pelo novo coronavírus em bairros lisboetas, Mário Durval, sublinha que é preciso desmistificar a ideia errada de que o número de contágios em Lisboa está a aumentar.

"Aquilo que acontece é que, como nós estamos a manter os números há muito tempo e os outros agora desceram, parece que os nossos subiram, mas não é. Mantêm-se os mesmos números. Temos tido sempre entre 200 e 250 pessoas por dia, às vezes sobe, outras vezes desce", explica.

Empresas de trabalho temporário preocupam

Ainda assim, o delegado de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo reconhece que o caso é complexo, como descreveu a diretora-geral da Saúde, porque a região queria ter acompanhado a tendência de descida das restantes.

As empresas de trabalho temporário são um foco de preocupação, porque "mobilizam as pessoas de uns sítios para os outros constantemente, transportes de pequenas carrinhas cheios de pessoas, sem tomar as devidas precauções".

Além de partilharem os transportes disponibilizados pelas empresas, estes trabalhadores deslocam-se, também, em transportes públicos e, nesse sentido, diz Mário Durval, é preciso assegurar que todos cumprem as recomendações sanitárias da Direção-Geral da Saúde (DGS):

"Há pessoas certamente que andam nos transportes públicos que são Covid-positivas, mas se seguirem as orientações da DGS, minimizam ou reduzem a praticamente zero a sua capacidade de infeção."

NewsItem [
pubDate=2020-05-28 11:50:41.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/05/28/pais/controlo-dos-surtos-em-bairros-de-lisboa-pode-passar-por-proibicao-de-concentracoes-em-cafes/noticia/194547/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=593
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_05_28_750513043_controlo-dos-surtos-em-bairros-de-lisboa-pode-passar-por-proibicao-de-concentracoes-em-cafes
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]