rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 28 mai. 12:20

Vila Real testa docentes e funcionários do pré-escolar

Vila Real testa docentes e funcionários do pré-escolar

Testes vão abranger 140 pessoas dos dois agrupamentos de escolas do concelho.

Veja também:

A Câmara de Vila Real vai promover um rastreio à Covid-19 a 140 trabalhadores, docentes e não docentes, do ensino pré-escolar da rede pública.

Uma medida que o presidente da autarquia, Rui Santos, considera importante para “dar confiança aos pais, aos professores e aos funcionários não docentes”.

O autarca sublinha que a “segurança e a confiança, sobretudo na área da saúde, está sempre em primeiro lugar” na estratégia da autarquia vilareanse.

Os testes aos 140 trabalhadores, docentes e não docentes, do ensino pré-escolar, pertencentes aos agrupamentos de escolas Diogo Cão e Monsenhor Jerónimo do Amaral, vão realizar-se na sexta-feira.

A terceira fase de desconfinamento começa a 1 de junho, e vai permitir a abertura de ATL e pré-escolar, com o regresso das crianças às escolas, seguindo orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Governo, após cerca de dois meses e meio de portas encerradas.

Para o autarca socialista de Vila Real, “ganhar as batalhas contra a Covid-19 significa prudência, cuidado, testagem, acompanhamento e verificação de todas as situações”.

O município de Vila Real promoveu a realização de testes nos lares, a utentes e funcionários, nas creches e nas escolas secundárias, antes da retoma das aulas presenciais, a 18 de maio.

O rastreio efetuado pela Câmara de Vila Real a 163 professores e funcionários do ensino secundário detetou um caso positivo, o que levou o autarca a afirmar que a decisão de testar os profissionais foi acertada na medida em que “evitou-se um eventual foco de propagação da doença".

Portugal contabiliza 1.356 mortos associados à covid-19 em 31.292 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, divulgado na quarta-feira. O número de doentes recuperados é de 18.349.

Portugal entrou no dia 3 de maio em situação de calamidade devido à pandemia, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

NewsItem [
pubDate=2020-05-28 13:20:50.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/05/28/pais/vila-real-testa-docentes-e-funcionarios-do-pre-escolar/noticia/194561/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=333
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_05_28_1354366781_vila-real-testa-docentes-e-funcionarios-do-pre-escolar
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]