www.publico.ptpublico.pt - 23 mai 09:17

Um momento de publicação independente: “Legendary Horror Stories”

Um momento de publicação independente: “Legendary Horror Stories”

Fanzines, edições de autor, livros de artista — nesta rubrica queremos falar de publicação independente. Pedro Alves Martins apresenta Legendary Horror Stories, a primeira experiência editorial da livraria Legendary Books.

Apresenta-nos a tua publicação.
O Legendary Horror Stories é um fanzine de terror, uma antologia com quatro histórias de quatro duplas de autores nacionais. Do slasher americano à sátira política, do terror pessoal e introspectivo ao poema fúnebre, a variedade foi uma opção consciente, tendo em conta a diversidade e percurso dos diversos autores.

Como foi uma publicação proposta e estruturada para ser lançada no MotelX de 2019, é uma forma de promover o trabalho dos autores nacionais, fossem duplas já estabelecidas ou por propostas por nós, e de colaborar com os autores que fomos conhecendo ao longo dos mais de dois anos de existência da nossa livraria. Além do MotelX, foi apresentada no Amadora BD e em blogues sobre banda desenhada, tendo inclusivamente uma das histórias, Nós, de Nuno Duarte e Rita Alfaiate, vencido os Prémios Bandas Desenhadas 2019, na categoria “Melhor BD Curta Editada em Antologia Nacional”.

Tens ou conheces uma publicação recente que merecia estar nesta rubrica?

Responde às seguintes perguntas e envia-nos um email com os respectivos links e fotos. O próximo momento de publicação independente pode ser teu.

- Apresenta-nos o teu fanzine/edição de autor/livro de artista.
- Quem são os autores?
- Do que quiseste falar?
- Questões técnicas: quais os materiais usados, quantas páginas tem, qual a tiragem e que cores foram utilizadas?
- Onde está à venda e qual o preço?
- Porquê fazer e lançar edições hoje em dia?
- Recomenda-nos uma edição de autor recente lançada em Portugal.

Quem são os autores?
São quatro duplas nacionais: André Oliveira e Pedro Cruz, Aragundes Bicho e Anouk Aukine, Nuno Duarte e Rita Alfaiate, Inês Garcia e Tiago Cruz, e capa do Jorge Coelho. Temos uma dupla estreante e os restantes têm já percurso no panorama da BD nacional, tendo sido um prazer acompanhar de perto a metodologia de trabalho diversa de todos. Muito importante para nós foi a oportunidade de dedicar o fanzine a Geraldes Lino, motivador incondicional de diversas gerações de autores portugueses, que nos deixou em 2019.

Do que quiseste falar?
Neste caso específico, como foi pensado para lançamento no MotelX, a ideia foi juntar quatro visões diferentes sobre o que é o terror, com um elemento comum a todas as histórias. Como apreciadores do género, não podíamos ter ficado mais satisfeitos com a diversidade de opções dos autores.

PÚBLICO - Foto

Questões técnicas: quais os materiais usados, quantas páginas tem, qual a tiragem e que cores foram utilizadas?
É um fanzine e primeira experiência editorial, por isso optámos por um formato A5 a preto e branco com 44 páginas, mais capa a cores. O papel do miolo é IOR branco 80g/m2e a capa em couché mate 250g/m2 com plastificação, agrafado a dois pontos de arame, com uma tiragem de 200 exemplares, felizmente quase esgotada.

Onde está à venda e qual o preço?
Está à venda na nossa livraria, Legendary Books, em Alvalade e custa 6,80 euros; enviamos por correio para qualquer parte do mundo. Esteve também à venda na Comic Con Portugal 2019 (pela Kingpin Books) e nos festivais Amadora BD 2019 e Coimbra BD 2020 (pela ComicHeart).

Porquê fazer e lançar edições hoje em dia?
Nos últimos anos, existe um aumento na criação de banda desenhada, com o despontar de novos talentos e a consolidação dos autores já existentes. A edição é a forma natural de divulgar e promover o trabalho destes autores, e sendo nós uma livraria especializada em BD, a edição exclusivamente em papel é naturalmente a nossa opção.

Mais populares
  1. A carregar...

Recomenda-nos uma edição de autor recente lançada em Portugal.
A Antologia Apocryphus, que já conta com quatro volumes, cada um com tema diferente (fantasia, crime, femme power e sci-fi). Reunindo duplas de autores de diversas idades e experiências, mantém um crescendo de qualidade a cada novo volume.

1
1