expresso.ptexpresso.pt - 23 mai 16:29

BE não desiste de Marisa e isola Ana Gomes sem PS

BE não desiste de Marisa e isola Ana Gomes sem PS

Socialistas tecem críticas em surdina mas não arriscam apoios. BE não abdica de candidato e decide antes do final do verão

Ana Gomes está mais ou menos na mesma casa de partida em que estava em janeiro: sem muitos políticos que venham a terreiro defender a sua candidatura, além de Francisco Assis, Rui Tavares ou Paulo Pedroso. E isto tem um significado político e um peso na ponderação da socialista. A ex-eurodeputada admitiu “refletir” sobre uma candidatura à Presidência da República e continua em processo de ponderação, sem vontade de fazer marcha-atrás. Mas se muitos socialistas concordam que António Costa não devia ter lançado Marcelo Rebelo de Sousa, outra coisa é quererem mostrar, nesta fase, que a apoiam numa corrida presidencial. Até porque constatam não haver força dentro do partido para contestar uma decisão que parece estar tomada e que declarações de Ferro Rodrigues ou Santos Silva vieram reforçar. O ministro disse ontem ao “Observador” que o partido deve ter “em muita atenção e consideração o que pensa o eleitorado que vota no PS”. E Marcelo é popular entre os socialistas.

Durante a semana, não houve movimentações da ala mais à esquerda do PS ou de pesos pesados do partido a alimentar um momentum para Ana Gomes. Por outro lado, o BE não gostou de ser pressionado para desistir de avançar com uma candidatura própria. Entre dirigentes e até fundadores do partido, a mensagem é uma: o BE não quer abdicar de marcar um espaço próprio na corrida a Belém, mesmo que isso signifique arriscar ir contra uma candidatura de Ana Gomes. “O BE certamente terá uma candidatura própria, que será diferenciadora relativamente a candidatos que representarem essencialmente a área socialista”, garante ao Expresso José Manuel Pureza, deputado e membro da Mesa Nacional do BE.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

1
1