expresso.ptexpresso.pt - 23 mai 22:11

Covid-19 Única criança portuguesa afetada pela síndrome misteriosa: “O vírus passou por ele. Cada hora é uma vitória”

Covid-19 Única criança portuguesa afetada pela síndrome misteriosa: “O vírus passou por ele. Cada hora é uma vitória”

Em todo o mundo 230 crianças infetadas com covid desenvolveram uma perigosa doença rara. Em Portugal, Francisco é o único caso

Houve momentos em que o medo foi tão grande que o ar fugiu. Porque o ar escasseia não só a quem tem de ser ventilado, mas a quem lhe segura a mão. E nas últimas semanas, o ar faltou várias vezes a Madalena. A mãe chorou, o pai chorou, mas Francisco não. O rapaz de 13 anos manteve a serenidade enquanto travava uma batalha pela vida contra a misteriosa doença pediátrica associada à covid-19 que preocupa médicos em todo o mundo.

Tudo começou quando, a 12 de março, Madalena teve febre, dores no corpo, perdeu o paladar e o olfato. Rapidamente percebeu o que se passava, já que uma colega do trabalho tinha sido infetada pelo novo coronavírus. Isolou-se no quarto e os dois filhos, Francisco e Leonor, de oito anos, ficaram em casa, mas a cargo do pai. A mãe manteve a quarentena durante 15 dias e fez o teste, que confirmou a infeção. Quando tudo parecia ter acabado, afinal nem tinha ainda começado: Francisco adoeceu.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

1
1