expresso.ptexpresso.pt - 22 mai 18:05

10 notícias que marcaram o dia

10 notícias que marcaram o dia

Das regras da Direção-Geral da Saúde para a reabertura do ensino pré-escolar (3 aos 5 anos) ao fim do patrocínio da NOS à primeira liga do futebol português, uma dezena das principais notícias que marcaram o dia
Já há regras para a reabertura do pré-escolar: privilegiar atividades em espaços abertos sem festas mas com “direito a brincar”

Ministérios da Educação e da Segurança Social divulgam orientações para a reabertura dos jardins de infância, que voltam a abrir portas para as crianças dos 3 aos 5 anos a partir de 1 de junho. Leia AQUI.

Covid-19. Superfícies e animais não são foco de transmissão “significativo”, garante Centro de Controlo de Doenças dos EUA

A higienização e desinfeção de superfícies e objetos tem sido um dos grandes focos do combate à covid-19, mas parece que isso será manifestamente exagerado. De acordo com a última posição do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CCPD) dos Estados Unidos, o novo coronavírus não se dissemina facilmente através de superfícies ou do contacto com animais.

Cada família portuguesa perdeu €944 desde começo da pandemia

Cada família portuguesa perdeu, em média, 944 euros desde o início da crise provocada pela pandemia de covid-19, ascendendo o prejuízo total a 3,9 mil milhões de euros, segundo um estudo da Deco esta sexta-feira divulgado. “A perda de rendimento generalizou-se a 70% dos agregados familiares”

Exames nacionais terão perguntas opcionais em que só contam as melhores respostas

d.r.

Os exames nacionais do ensino secundário terão um formato diferente dos anos anteriores, de forma a salvaguardar que nenhum estudante seja avaliado por matérias que possa não ter estudado e ser prejudicado dessa forma. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), o organismo responsável pela conceção destas provas, emitiu esta sexta-feira uma nota informativa em que avança com mais pormenores.

Avião paquistanês com pelo menos 90 pessoas a bordo despenhou-se perto de zona residencial de Karachi

Um avião da Pakistan International Airlines (PIA), com mais de cem pessoas a bordo e que fazia a ligação entre Lahore e Karachi, despenhou-se perto do aeroporto internacional de Jinnah, numa área residencial, segundo informações da Autoridade de Aviação Civil do Paquistão, citada pelo Reuters

No total, o Airbus 320 levava a bordo oito tripulantes e 99 nomes de passageiros mas estas podem não ser as únicas vítimas dada a densidade populacional da área onde o avião caiu. Pelo menos 11 pessoas morreram.

Marcelo cola-se a Rio: “Combinamos há décadas orgulhosamente. Pertencemos à mesma área”

Rui Rio continua a adiar o tema das presidenciais - só lembrou que "o dr. António Costa não é do PSD" - mas Marcelo aproveitou tê-lo ao lado para começar a equilibrar o jogo do apoio de Costa à sua recandidatura. “Pertencemos à mesma área. Combinamos orgulhosamente”, afirmou o Presidente em Ovar. Com elogios ao papel "exemplar" do líder da oposição durante a pandemia.

Expresso vence Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão com “O adeus dos monges da Cartuxa”

d.r.

A reportagem multimédia do Expresso “O adeus dos monges da Cartuxa” venceu a edição de 2020 do Prémio de Jornalismo Dom Manuel Falcão, uma iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa em parceria com o Grupo Renascença Multimédia, para premiar trabalhos jornalísticos de temática religiosa publicados ou emitidos em meios de comunicação social de Portugal no ano anterior.

NOS deixa de patrocinar a Liga no final da próxima época

Após sete anos consecutivos como patrocinadora oficial da Liga Portugal, operadora avança que o valor que a parceria representava para ambas as partes e os objetivos que lhe estiveram subjacentes “estarão totalmente atingidos”

Público acusa publisher do Observador de “hipocrisia” e repudia “insinuação” de que faz fretes ao Governo

programa de ajuda do Governo aos media já passou da troca de críticas entre os órgãos de comunicação social e o Ministério da Cultura para troca de acusações entre os próprios jornais. Depois de José Manuel Fernandes ter vindo defender que o Observador tinha sido penalizado por não receber recados do Governo, a direção do "Público" quis rejeitar qualquer “insinuação” de que tenha recebido mais dinheiro por fazer fretes, e defende mesmo que a posição do concorrente está a ser marcada por hipocrisia.6

Covid-19. Novos casos (288) aumentam pelo quinto dia consecutivo, há 12 mortos e mais de mil recuperados

Número de internados continuam a diminuir e há ainda mais 1.138 pacientes recuperados nas últimas 24 horas. No total, há agora 1.289 vítimas mortais, 30.200 casos confirmados e 7.590 recuperados em Portugal, onde as famílias já perderam €3,9 mil milhões. Reino Unido impõe quarentena a quem chega do estrangeiro. Acompanhe em direto AQUI

1
1