pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 22 mai 23:07

Há uma versão prévia do iOS 14 que anda a passear na Internet há meses

Há uma versão prévia do iOS 14 que anda a passear na Internet há meses

Sabe-se agora que afinal existe uma razão para as recentes fugas de dados do iOS 14. Afinal existe uma versão do sistema da Apple a circular na Internet.

A Apple sempre conseguiu manter os seus novos produtos debaixo de uma capa de segredo acima do normal. São raras as fugas de informação e os poucos dados que surgem vêm de fontes externas à empresa, em situações poucos claras.

Estranhamente, e na mesma aura de secretismo de sempre, têm surgido muitas informações sobre o iOS 14. Sabe-se agora que afinal existe uma razão para estas fugas de dados. Existe uma versão do iOS 14 a circular na Internet e sem controlo da Apple.

O iOS 14 já anda pela Internet

Normalmente a Apple revela ao mundo e aos programadores as novidades do iOS durante o WWDC. Esta conferência dedicada a software acontece todos os anos em junho, e este ano não será diferente, ainda que aconteça de forma virtual.

Eventuais fugas de informação acontecem semanas antes, em volume reduzido e controlado. Mas este ano, tudo está diferente e já se conhece muito do iOS 14. Fala-se de uma nova app de fitness, da API PencilKit, atualizações ao iMessage, um novo ecrã principal, códigos QR e muito mais.

Fuga veio da China e de um iPhone

O que agora foi revelado mostra que afinal a fonte de todas estas novidades é mesmo real e tem uma origem bem identificada. Resulta de uma versão deste sistema operativo da Apple que pelo menos desde fevereiro que circula pela Internet.

Esta é uma versão inicial do iOS 14, mas onde muitas das novidades estão já presentes, ainda que algumas em estagios iniciais de desenvolvimento. Esta terá tido origem na China, vindo de um iPhone 11 de desenvolvimento.

Apple não conseguiu controlar este acesso

A versão em causa datava a dezembro de 2019 e era usada pela equipa de desenvolvimento da Apple. A compra terá custado várias centenas de dólares e foi possível extrair a build interna do iOS 14. Esta depois foi partilhada pela comunidade de jailbreaking e de hackers.

Por agora a Apple recusou-se a comentar este assunto, mas é provável que a empresa intervenha em breve. O acesso a esta versão prévia, ainda que inacabada, poderá abrir portas para várias descobertas para o jailbreak ou para se conhecer o iOS 14 antecipadamente.

1
1