ionline.sapo.ptionline.sapo.pt - 30 mar. 09:33

Arranca esta segunda-feira programa do Governo para realizar testes de despiste à covid-19 nos lares

Arranca esta segunda-feira programa do Governo para realizar testes de despiste à covid-19 nos lares

Operação arranca nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda.

A partir desta segunda-feira, o Governo vai levar a cabo uma operação de testes de despiste à covid-19 em todos os lares de idosos nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda, que se irá estender depois ao resto do país.

A operação, confirmada pela ministra do Trabalho ao jornal Público, é realizada pelos Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que tutela os lares, articulada com o Ministério da Ciência, em parceria com a Cruz Vermelha e com o Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, que criou uma versão própria de um kit de diagnóstico.

"Vamos iniciar na segunda-feira [hoje] uma operação para testar a covid nos lares de todo o país, para prevenir a contaminação e a propagação", disse Ana Mendes Godinho em declarações ao Público.

Ao mesmo jornal, o ministro da Ciência, Manuel Heitor, disse que "esta é uma operação de logística complicada", uma vez que os testes terão de ser entregues no laboratório e explicou que a recolha será feita no terreno pela Cruz Vermelha Portuguesa.

A partir desta segunda-feira os testes vão realizar-se nos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda, estendendo-se, no meio da semana, a lares dos concelhos de Loulé e Portimão, através do Centro de Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, em colaboração com o IMM.

"Vamos começar com os profissionais que estão a trabalhar nos lares e também em pessoas que tenham algum tipo de suspeita e sintomas", explicou a ministra do Trabalho.

"O objetivo é fazer testes por todo o país", acrescentou, explicando que os restantes concelhos do país onde irão aplicar-se os testes estão a ser identificados. Esta identificação ocorre tendo em conta os níveis de prioridade, o número de trabalhadores, e a capacidade diária dos testes.

NewsItem [
pubDate=2020-03-30 10:33:00.0
, url=https://ionline.sapo.pt/artigo/690987/arranca-esta-segunda-feira-programa-do-governo-para-realizar-testes-de-despiste-a-covid-19-nos-lares-?seccao=Portugal
, host=ionline.sapo.pt
, wordCount=287
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_30_949462353_arranca-esta-segunda-feira-programa-do-governo-para-realizar-testes-de-despiste-a-covid-19-nos-lares
, topics=[idosos, lares, coronavírus]
, sections=[]
, score=0.000000]