rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 30 mar. 16:17

Rui Moreira rejeita qualquer cerca sanitária no Porto

Rui Moreira rejeita qualquer cerca sanitária no Porto

[em atualização]

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, rejeita a possibilidade de ser imposta um cerco sanitário devido à pandemia de coronavírus, "que seria extemporâneo".

"A Câmara do Porto foi hoje surpreendida por uma inopinada e extemporânea referência por parte da senhora Diretora Geral da Saúde de que estaria a ser equacionado um cerco sanitário ao Porto", afirma Rui Moreira, em comunicado.

"Tal medida, absurda num momento em que a epidemia de COVID-19 se encontra generalizada na comunidade em toda a região e país, não foi pedida pela Câmara do Porto, não foi pedida pela Proteção Civil do Porto e não foi pedida pela Proteção Civil Distrital."

"Nenhuma destas instituições e nenhum dos seus responsáveis, incluindo o presidente da Câmara do Porto foi contactado, avisado ou consultado pela Direção Geral da Saúde", sublinha.

A imposição de uma cerca sanitária na região do Porto poderá ser decidida esta segunda-feira, afirma a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

A medida está a ser equacionada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e administração nacional de Saúde, referiu Graça Freitas em conferência de imprensa.

"Relativamente à cerca sanitária, está neste momento e provavelmente hoje será tomada uma decisão nesse sentido, a ser equaciona entre as autoridades de saúde regionais e nacionais e o Ministério da Saúde."
NewsItem [
pubDate=2020-03-30 17:17:49.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/03/30/pais/rui-moreira-rejeita-qualquer-cerca-sanitaria-no-porto/noticia/187325/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=209
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_30_767354141_rui-moreira-rejeita-qualquer-cerca-sanitaria-no-porto
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]