rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 30 mar. 10:15

Equipa da Mercedes de F1 fabrica alternativa a ventiladores para doentes com Covid-19

Equipa da Mercedes de F1 fabrica alternativa a ventiladores para doentes com Covid-19

O aparelho de respiração que pode ajudar doentes infetados foi desenvolvido em menos de uma semana, no Reino Unido, graças a uma parceria.

Veja também:

Um grupo de engenheiros da University College London, de clínicos da University College Hospital e da Mercedes Fórmula 1 juntaram esforços para construir um aparelho que fornece oxigénio aos pulmões, sem necessidade de recorrer a um ventilador.

Este equipamento, denominado “Continuous Positive Airway Pressure – CPAP” (Pressão de ar contínua e positiva, traduzindo à letra), já está a ser usado em alguns hospitais na China e na Itália, mas o stock é limitado.

Quarenta destes novos aparelhos foram distribuídos pela University College Hospital, um hospital universitário em Londres, e outros três por outros hospitais da capital britânica.

Se os testes iniciais correrem dentro do esperado, a fábrica da Mercedes terá capacidade para produzir mil aparelhos CPAP por dia, dentro de uma semana. A invenção já foi aprovada pela Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde, uma agência executiva do Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido.

De acordo com a BBC, alguns testes iniciais feitos na região da Lombardia, na Itália, indicam que 50% dos pacientes que usaram estes aparelhos não precisaram de recorrer à ventilação mecânica, nos cuidados intensivos.

Ao contrário de uma simples máscara de oxigénio, os CPAP fornecem ar e oxigénio sob pressão, portanto, é necessária uma máscara bem selada à volta da boca e do nariz do paciente. Este método é considerado menos invasivo do que um ventilador, que obriga os doentes a serem sedados e a terem um tubo inserido na via respiratória.

Neste momento, existem 722.435 casos confirmados de infeção de Covid-19 no mundo.

O número total de mortes encontra-se nas 33.997 e 151.991 pessoas já recuperaram da doença.

NewsItem [
pubDate=2020-03-30 11:15:58.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/03/30/mundo/equipa-da-mercedes-de-f1-fabrica-alternativa-a-ventiladores-para-doentes-com-covid-19/noticia/187277/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=281
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_30_727027993_equipa-da-mercedes-de-f1-fabrica-alternativa-a-ventiladores-para-doentes-com-covid-19
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]