eco.sapo.pteco.sapo.pt - 30 mar. 10:29

Finance for Growth chega a cerca de 500 PME

Finance for Growth chega a cerca de 500 PME

O projeto que nasceu para “capitalizar as empresas com futuro” termina depois de dois anos. Cerca de 500 micro, pequenas e médias empresas (PME) participaram em mais de 660 horas de consultoria.

O projeto Finance for Growth arrancou em abril de 2018 e organizou-se em 5 fases: Sessions, Meetings, Talks, Labs e Events. A última, o evento de encerramento, não foi possível concretizar-se, dadas as circunstâncias que exigem o distanciamento social.

A alternativa foi então criar uma brochura online que partilha os conceitos e as ferramentas validadas no decorrer de todo o projeto, o qual impactou cerca de 500 micro, pequenas e médias empresas (PME) em mais de 660 horas de consultoria no Norte, Centro e Alentejo. “Um documento que permite a transferência de conhecimento”, refere-se em comunicado.

O objetivo foi o de “proporcionar aos empresários(as) ou diretores(as) a oportunidade de reforçarem os seus conhecimentos sobre fontes diversificadas de capital, através do testemunho de especialistas e de casos inspiradores”. O balanço foi positivo, os objetivos cumpridos e os números e testemunhos falam por si.

Para José Silva, Fundador e CFO da ClusterMediaLabs (Aveiro), “todos os temas tratados têm uma aplicação imediata… Não só na parte da capitalização que realmente tem partes muito interessantes, mas até nos modelos de financiamento, pensarmos também na adequação da estrutura de financiamento à estrutura de investimento da própria empresa… Há partes também que abordamos de estratégia, inovação… e ajuda muito na própria definição estratégica das empresas que faz muita falta no caso das PME”.

Filomena Laranjeira da Silva, Diretora Financeira Feelauto (Santarém), afirma que “as fontes de financiamento foram, de facto, uma grande aprendizagem neste programa porque nós estamos muito agarrados aos sistemas de financiamento convencionais… Fiquei bastante desperta para estas novas formas de financiamento…o que vai permitir-me alicerçar alguns projetos de outra forma ao que eu tradicionalmente recorreria.”

Veja o vídeo que resume o projeto.

É possível rever todos os conteúdos produzidos durante o projeto no site do Finance for Gowth.

NewsItem [
pubDate=2020-03-30 11:29:13.0
, url=https://eco.sapo.pt/2020/03/30/finance-for-growth-com-balanco-positivo-depois-de-chegar-a-cerca-de-500-pme/
, host=eco.sapo.pt
, wordCount=296
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_30_493210241_finance-for-growth-chega-a-cerca-de-500-pme
, topics=[finance for growth]
, sections=[]
, score=0.000000]