www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 30 mar. 13:28

Mais de um quarto das empresas alemãs vai reduzir horário de trabalho

Mais de um quarto das empresas alemãs vai reduzir horário de trabalho

Redução é prevista para próximos três meses e é a maior numa década.

Mais de 25% das empresas alemãs preveem reduzir a jornada de trabalho nos próximos três meses, na sequência da pandemia Covid-19, revelou hoje o Instituto de Investigação Económica (Ifo) alemão. Esta intenção representa o nível mais alto na última década e contrasta com a estimativa de 15,3% registada há três meses, informou hoje o Instituto de Investigação Económica (Ifo) alemão. Atualmente 9,3% das empresas industriais já o fizeram.

O setor mais atingido é o da construção automóvel, com 41% das empresas a reduzir o dia de trabalho. Volkswagen, Audi, BMW, Daimler e o fabricante de camiões MAN já informaram que vão reduzir temporariamente o horário dos empregados, que na Alemanha é conhecido como “kurzarbeit”.

A Agência Federal de Emprego paga ao trabalhador até 67% do salário líquido não recebido e se o empregado não vai trabalhar desembolsa até 67% do salário líquido.

O Governo alemão optou por esta prestação durante a crise financeira para evitar o desemprego e a perda de pessoal qualificado nas empresas, que depois é muito difícil de recuperar. Na altura, as empresas do setor automóvel e os fabricantes de componentes foram os que mais aplicaram a redução do dia de trabalho.

No setor da maquinaria 31% das empresas prevê agora aplicar o dia de trabalho reduzido e no da eletrónica cerca de 32% tencionam fazer o mesmo, precisa o Ifo.

Outros setores mais pequenos que também estão a ser atingidos pela paralisação da atividade económica devido à pandemia da Covid-19 são o da produção e elaboração de metal (49%), o da construção de veículos (43%), o têxtil (41%) e o da produção de artigos de pele e de calçado (35%). Já setores como a indústria química e alimentar esperam recorrer pouco à redução do horário de trabalho.

NewsItem [
pubDate=2020-03-30 14:28:12.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/outras/mais-de-um-quarto-das-empresas-alemas-vai-reduzir-horario-de-trabalho/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=286
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_30_2118912155_mais-de-um-quarto-das-empresas-alemas-vai-reduzir-horario-de-trabalho
, topics=[economia, coronavírus]
, sections=[economia]
, score=0.000000]