www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 30 mar. 18:13

UE suspende regra dos slots para companhias aéreas

UE suspende regra dos slots para companhias aéreas

Bruxelas dá luz verde à suspensão das exigências que dizem respeito ao cumprimentos do número de slots que as companhias aéreas têm de executar.

A União Europeu decidiu suspender a regra que determina que, se as companhias aéreas não cumprirem 80% dos slots [faixas horárias] que têm, perdem-nos no ano seguinte. A decisão de Bruxelas surge numa altura em que a pandemia do novo coronavírus está a assolar a Europa, e em que vários países aplicaram restrições de movimentos, o que significa que muitas companhias aéreas têm grande parte da sua frota em terra.

O Conselho Europeu, de acordo com a agência France Press, determinou formalmente a suspensão até ao próximo dia 24 de outubro a exigência de que as companhias aéreas utilizem 80% dos seus slots para não os perderem no ano seguinte. A medida, de acordo com o comunicado citado pela agência, visa “ajudar as companhias aéreas a lidar com a queda acentuada do tráfego aéreo”.

Esta medida foi anunciada há três semanas pela Comissão Europeia e aprovada na semana passada pelo Parlamento Europeu.

Os setores do turismo e aviação são dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. O Velho Continente é considerado o centro da pandemia e, em primeiro lugar a quebra na procura e posteriormente as restrições à viagens e circulação de pessoas, está a provocar um rombo para as companhias aéreas.

NewsItem [
pubDate=2020-03-30 19:13:17.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/aviacao/ue-suspende-regra-dos-slots-para-companhias-aereas/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=200
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_30_2099091987_ue-suspende-regra-dos-slots-para-companhias-aereas
, topics=[economia, aviação]
, sections=[economia]
, score=0.000000]