rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 30 mar. 16:17

Rui Moreira rejeita qualquer cerca sanitária no Porto e arrasa DGS

Rui Moreira rejeita qualquer cerca sanitária no Porto e arrasa DGS

Autarquia do Porto deixa de reconhecer autoridade à diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Veja também:

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, rejeita a possibilidade de ser imposta um cerco sanitário devido à pandemia de coronavírus, "que seria extemporâneo". A autarquia deixa de "reconhecer autoridade à diretora-geral da Saúde", Graça Freitas.

"A Câmara do Porto foi hoje surpreendida por uma inopinada e extemporânea referência por parte da senhora Diretora Geral da Saúde de que estaria a ser equacionado um cerco sanitário ao Porto", afirma Rui Moreira, em comunicado.

"Tal medida, absurda num momento em que a epidemia de COVID-19 se encontra generalizada na comunidade em toda a região e país, não foi pedida pela Câmara do Porto, não foi pedida pela Proteção Civil do Porto e não foi pedida pela Proteção Civil Distrital."

"Nenhuma destas instituições e nenhum dos seus responsáveis, incluindo o presidente da Câmara do Porto foi contactado, avisado ou consultado pela Direção Geral da Saúde", sublinha.

A autarquia refere que caso a medida “inútil e extemporânea” seja tomada, tornará “impossível o funcionamento de serviços básicos da cidade, como a limpeza urbana (cuja maior parte dos trabalhadores não reside na cidade), como a recolha de resíduos (cuja LIPOR fica fora da cidade), como o abastecimento e acessos a dois hospitais centrais (Santo António e São João) estariam postos em causa”.

Câmara do Porto “deixa de reconhecer autoridade" à diretora-geral da Saúde

O comunicado da autarquia deixa duras críticas à Direção-Geral da Saúde (DGS) e diz que a cerca seria baseada em informação sem fiabilidade.

“A Câmara do Porto não pode concordar com uma medida dessa natureza, baseada em estatísticas sem consistência científica ou fiabilidade, emitidas diariamente pela DGS e cujas variações demonstram a sua falta de credibilidade. Muito menos faz sentido isolar uma cidade quando à sua volta a situação epidemiológica nos concelhos limítrofes é em tudo igual.”

A autarquia liderada por Rui Moreira “deixa de reconhecer autoridade à senhora diretora-geral da Saúde [Graça Freitas], entendendo as suas declarações de hoje como um lapso seguramente provocado por cansaço”.

A imposição de uma cerca sanitária na região do Porto poderá ser decidida esta segunda-feira, afirma a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

A medida está a ser equacionada pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e administração nacional de Saúde, referiu Graça Freitas em conferência de imprensa.

"Relativamente à cerca sanitária, está neste momento e provavelmente hoje será tomada uma decisão nesse sentido, a ser equaciona entre as autoridades de saúde regionais e nacionais e o Ministério da Saúde."
NewsItem [
pubDate=2020-03-30 17:17:49.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/03/30/pais/rui-moreira-rejeita-qualquer-cerca-sanitaria-no-porto-e-arrasa-dgs/noticia/187325/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=418
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_30_1463875671_rui-moreira-rejeita-qualquer-cerca-sanitaria-no-porto-e-arrasa-dgs
, topics=[informação, país]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]