www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 30 mar. 12:50

Vendas de bens alimentares disparam antes da chegada do vírus

Vendas de bens alimentares disparam antes da chegada do vírus

O INE acredita que esta evolução resultou da antecipação de compras por parte dos portugueses devido ao novo coronavírus.

Os consumidores portugueses parecem ter enchido a dispensa antes ainda de confirmado o primeiro caso de covid-19 em Portugal, indica o Instituto Nacional de Estatística com base nas vendas do comércio a retalho de fevereiro.

“O índice de volume de negócios no comércio a retalho passou de um crescimento homólogo de 4,0% em janeiro para 8,1% em fevereiro, o que traduz uma aceleração de 4,1 pontos percentuais (p.p.)”, começa por indicar o INE.

Os produtos alimentares tiveram um crescimento mais significativo. “Ambos os agrupamentos apresentaram acelerações, de 4,9 p.p. nos produtos alimentares e de 3,4 p.p. nos produtos não alimentares, para taxas de variação homóloga de 8,6% e 7,7%, respetivamente em fevereiro”, acrescenta o gabinete de estatística.

Os técnicos do INE ressalvam que “embora o período de referência da informação deste destaque seja anterior ao desencadear da pandemia covid-19 em Portugal, é possível que os resultados reflitam alguns comportamentos de antecipação de compras, nomeadamente de bens alimentares”. Recorde-se que o primeiro caso da doença foi diagnosticado no dia 02 de março.

NewsItem [
pubDate=2020-03-30 13:50:37.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/consumo/vendas-de-bens-alimentares-disparam-antes-da-chegada-do-virus/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=168
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_30_1214699339_vendas-de-bens-alimentares-disparam-antes-da-chegada-do-virus
, topics=[consumo, economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]