rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 29 mar. 22:35

Será necessário renovar estado de emergência “duas ou três vezes”, diz Marques Mendes

Será necessário renovar estado de emergência “duas ou três vezes”, diz Marques Mendes

Estado de emergência "há-de ser renovado pelo menos até ao fim de abril, princípio de maio, se não for um pouco mais”, considera o conselheiro de Estado.

Veja também:

Luís Marques Mendes, que integra o Conselho de Estado, considera não só que o estado de emergência "vai ser renovado" na próxima semana -- quando o prazo do atual decreto expirar -- como também que “será necessário” renová-lo “duas ou três vezes” até ao início de maio.

“Do meu ponto de vista vai ter de ser renovado. Vigora até ao dia 2 de abril, há-de ser renovado até dia 16 e provavelmente há-de ser renovado pelo menos até ao fim de abril, princípio de maio, se não for um pouco mais”, disse Marques Mendes, no seu espaço de comentário na SIC.

Para o comentador político, este é um “mal necessário” face à pandemia de Covid-19, apesar de parecer uma “eternidade” para a população.

O prolongamento do atual estado de emergência, em vigor até 2 de abril, não foi ainda confirmado pelo Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou, este sábado, que na terça-feira haverá nova sessão técnica, no Infarmed, para "ouvir os especialistas" antes de "tomar a decisão política sobre o prolongamento do estado de emergência".

O Presidente da República e o primeiro-ministro já afirmaram que essa extensão é provável, dada a evolução da situação da pandemia de Covid-19 em Portugal. O estado de emergência foi decretado numa altura em que o pico da doença estava previsto, pela DGS, para meados de abril.

Marques Mendes considera que é uma “boa notícia” que o pico da doença seja na verdade um “planalto” e que esteja previsto para o final de maio.

“Se o pico é mais tarde, a retoma económica também é mais tarde. Mas a alternativa era perder vidas”, lembrou este domingo.

Utentes e funcionários de lares vão ser testados

Marques Mendes anunciou ainda, na SIC, que no início da semana vai ser lançada uma campanha de âmbito nacional que prevê a realização de 10 mil testes, ao longo de várias semanas, a funcionários e utentes dos lares de terceira idade do país.

O objectivo é conseguir fazer 300 testes por dia, alargando progressivamente o número até chegar aos 10 mil testes, daqui a semanas.

A iniciativa é do Ministério da Segurança Social, em parceria com o Instituto de Medicina Molecular, a Cruz Vermelha Portuguesa e as universidades de Aveiro e Algarve.

A operação arranca já em Lisboa, Évora, Guarda, Aveiro e Algarve.

Evolução do coronavírus

NewsItem [
pubDate=2020-03-29 23:35:09.0
, url=https://rr.sapo.pt/2020/03/29/politica/sera-necessario-renovar-estado-de-emergencia-duas-ou-tres-vezes-diz-marques-mendes/noticia/187251/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=395
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_29_2076126914_sera-necessario-renovar-estado-de-emergencia-duas-ou-tres-vezes-diz-marques-mendes
, topics=[informação, política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]