expresso.ptexpresso.pt - 29 mar. 22:44

Covid-19: E quando não há casa onde ficar?

Covid-19: E quando não há casa onde ficar?

Lisboa. Um vírus parou o país mas há gente que não tem casa onde parar. Pela primeira vez há abrigo só para mulheres

Todos os relógios de parede estão parados. Cada um parou num determinado momento sem ninguém notar. Só num, que está pendurado na entrada, o ponteiro vermelho dos segundos ainda mexe de forma incerta. Ali, entre a porta da rua e a sala de estar, um segundo parece ser muito mais do que apenas um segundo. A Casa do Lago, em Benfica, é como aqueles edifícios abandonados onde um dia alguém chegou, abriu as janelas para arejar, espalhou uns móveis pelas salas e deixou a porta aberta para quem quisesse entrar. Não é suficiente para fazer daquilo casa mas é o que chega para quem ali entra saber que há quem se preocupe.

Quem por este dias a ocupa são mulheres que a vida maltratou — e algumas delas que também maltrataram a própria vida. Na sala estão Cidália, Aida, Cristina, A. e P.: viviam todas na rua e estão numa situação de extrema pobreza. A Casa do Lago é o primeiro centro de acolhimento temporário só para mulheres e faz parte da resposta da Câmara Municipal de Lisboa (CML) na proteção das pessoas sem-abrigo durante a pandemia de covid-19.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.

NewsItem [
pubDate=2020-03-29 23:44:11.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2020-03-29-Covid-19-E-quando-nao-ha-casa-onde-ficar-
, host=expresso.pt
, wordCount=247
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2020_03_29_1788707157_covid-19-e-quando-nao-ha-casa-onde-ficar
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]