www.vidaeconomica.ptvidaeconomica.pt - 26 mar 18:34

Vinho Verde contrata seguro de colheitas que cobre a produção dos 15 mil agricultores da região

Vinho Verde contrata seguro de colheitas que cobre a produção dos 15 mil agricultores da região

A Comissão dos Vinhos Verdes acaba de contratar uma apólice de seguro de colheitas que cobre a produção dos 15 mil agricultores da região. A apólice, "o maior seguro agrícola do país", "garante uma indemnização de trinta cêntimos por cada quilo de uva perdido" em caso de acidentes climáticos.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) acaba de contratar uma apólice de seguro de colheitas que cobre a produção dos 15 mil agricultores da região. Esta apólice, que é "o maior seguro agrícola do país", "garante uma indemnização de trinta cêntimos por cada quilo de uva perdido" em caso de acidentes climáticos.
Entre esses acidentes climáticos estão a queda de raio, o escaldão, a geada, granizo, queda de neve, tornado ou uma tromba de água.
A produção está segura pelo valor de trinta cêntimos/quilo, "um aumento muito significativo face aos 22 cêntimos de 2019", diz a CVRVV.
Em segundo lugar, "não há dedução de franquia em caso de sinistro", garante a Comissão. Quer isto dizer que, na apólice base financiada pela CVRVV "a indemnização líquida passa de 17 para 30 cêntimos por quilo de uva perdido".

O produtor pode, porém, valorizar a sua uva num de vários escalões até um euro por quilograma, garantindo assim que, em caso de sinistro, receberá uma indemnização mais elevada, que se aproxima da valorização de mercado da sua uva.
Num ano considerado "tão difícil", a CVRVV realça que "vale a pena segurar e valorizar as suas uvas".
As condições da apólice e as valorizações podem ser consultadas aqui:

https://www.vinhoverde.pt/download/ANUNCIO-SEG_NORMAS-DIVULGACAO_2020.pdf

1
1