pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 26 mar 20:00

Makers portugueses fabricam viseiras de proteção com impressoras 3D

Makers portugueses fabricam viseiras de proteção com impressoras 3D

Vários makers criaram peças impressas em 3D, destinadas à elaboração de equipamentos de proteção individual, ou seja EPIs.

Todos somos chamados a ajudar, pelo menos com aquilo que sabemos e podemos. Assim, a meio da crise da COVID-19, a comunidade portuguesa com impressoras 3D tem mostrado um excelente trabalho ao fabricar, diretamente nas suas casas, equipamentos de proteção individual. As viseiras são o material mais impresso, que depois se destinam a profissionais de saúde, bombeiros, entre outros.

Se tem uma impressora 3D, também pode contribuir a imprimir estas que são peças preciosas num momento como este.

Relativamente à impressão 3D, já aqui escrevemos algumas iniciativas pelo mundo fora, como por exemplo a importância que teve na China no combate do Coronavírus, e ainda um Hospital italiano que imprimiu válvulas 3D.

Portugueses fabricam equipamentos de proteção em impressoras 3D

Os makers 3D de Portugal também arregaçaram as mangas, ligaram as suas máquinas e, através de diversos tutoriais existentes online ou de vídeos em plataformas como o YouTube, puseram mãos à obra.

Neste sentido, em diversos grupos do Facebook dedicados ao tema 3D, começaram a surgir criações de várias peças impressas em 3D, destinadas à elaboração de equipamentos de proteção individual, ou seja EPIs.

Assim, decidi fazer uma seleção de algumas dessas impressões 3D, como forma de divulgar o que tem sido feito, bem como para motivar possíveis novos makers.

Seguidamente, partilhamos os trabalhos dos makers, e por conseguinte, em cada uma das imagens, encontra-se o nome do autor da impressão.

António Pedro
Bruno Carvalho
Bruno Sequeira

Cláudia Lourenço
Cristóvão Oliveira
Fábio Tabanika

Fábio Tabanika
Filipe Ferreira
Ivo Coutinho

João Costa
João Ferreira
João Pardinha

João Ribeiro
João Rodrigues
Jorge Guimarães

Márcio Santos
Nuno Morais
Paulo Santos

Pedro Rodrigues
Rui Alves
Tiago Fernandes

É gratificante ver como, apesar de toda a situação não ser desejada por nenhum de nós, é nestes momentos que as pessoas se unem, são mais solidárias e se coordenam de uma forma natural, em prol do mesmo objetivo: combater a COVID-19.

De salientar que a grande maioria destes makers 3D oferecem os seus materiais e tempo na elaboração destas peças.

No geral, o que necessita para começar também a colaborar é, resumidamente, uma impressora 3D, filamento de impressão, acetatos/acrílico, o software específico, bem como o modelo que irá orientar a máquina para o que deve imprimir.

Artem Ryzhov
Bruno Borges
Carlos Rodrigues

Francisco Araújo
João Correia
Pedro Monteiro

Pólio Silva
Ricardo Lameiro
Tiago Elias

Assim, caso queira também contribuir, deixamos aqui nosso grupo Pplware @ Impressão 3D, e o Movimento Maker – Portugal, ao qual desde já agradeço a colaboração de todos os membros no envio dos seus trabalhos.

Parabéns a todos os envolvidos nesta onda de solidariedade e deixo um agradecimento especial aos makers Bruno Sequeira, Nuno Morais e Filipe Ferreira, que me elucidaram acerca de alguns pormenores destas impressões.

1
1